O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 18 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Alego

Gomide propõe criação de cadastro estadual de protetores de animais

Iniciativa do parlamentar implementa ações que visam prevenir situações de maus-tratos e outras medidas

Postado em 12 de dezembro de 2024 por Felipe Cardoso
Antônio Gomide Foto Igor Caldas
Antônio Gomide Foto Igor Caldas

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) apresentou um projeto de lei, durante sessão da Assembleia Legislativa de Goiás, que visa instituir o Cadastro Estadual de Protetores de Animais em Situação de Abandono ou Risco no Estado de Goiás. A matéria também implementa ações de proteção e bem-estar animal, visando assegurar os direitos dos animais e prevenir situações de maus-tratos e abandono.

O projeto de lei  diz que o deverá ser realizado anualmente, com prestação de informações atualizadas sobre as condições de acolhimento e o bem-estar dos animais sob proteção. Com isso, os protetores terão acesso a serviços gratuitos de castração e vacinação; acesso a medicamentos e rações fornecidos por meio de convênios ou parcerias públicas e privadas e outros benefícios.

Além disso, o Poder Público promoverá campanhas educativas e de conscientização para combater o abandono e os maus-tratos de animais, incentivando a adoção responsável e o controle populacional por meio da castração.

Leia mais: Economia apresenta Proposta Orçamentária 2025 na Alego

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que, em 2021, cerca de 30 milhões de animais viviam em situação de abandono no país. Já em 2022, informações do Instituto Pet Brasil (IBP) apontaram que quase 185 mil animais foram resgatados por ONGs, sendo 60% vítimas de maus-tratos e o restante provenientes de situações de abandono.

“Além das ONGs, muitas pessoas físicas também se dedicam à proteção animal, desempenhando um papel essencial para minimizar o sofrimento dos animais e os impactos negativos do abandono, como riscos à saúde pública e à segurança. Diante disso, torna-se imprescindível o apoio do Poder Público para potencializar e estruturar essas iniciativas, assegurando melhores condições para os protetores e maior efetividade nas ações realizadas”, aponta o parlamentar.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também