Governo Lula divide opiniões, com 34% de aprovação e 34% de rejeição
Lula tem maior aprovação no Nordeste e entre mulheres, aponta Ipec
De acordo com pesquisa do Ipec divulgada nesta sexta-feira (13), o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresenta uma avaliação equilibrada. Entre os entrevistados, 34% classificam a gestão como ótima ou boa, o mesmo percentual que a considera ruim ou péssima. Outros 30% avaliam como regular.
O levantamento entrevistou 2.000 pessoas em 131 cidades brasileiras entre os dias 5 e 10 de dezembro, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Destaques por perfil:
- Gênero: Lula é melhor avaliado entre mulheres (38%) do que entre homens (31%).
- Faixa etária: O público com mais de 60 anos apresenta a maior aprovação (52%), enquanto pessoas entre 35 e 44 anos são mais críticas (40% classificam como ruim ou péssimo).
- Região: O Nordeste concentra as melhores avaliações, com 50% de aprovação, enquanto no Sul, 45% avaliam como ruim ou péssimo.
- Religião: Católicos avaliam melhor o governo (41% como ótimo ou bom), enquanto 41% dos evangélicos o consideram ruim ou péssimo.
Outros indicadores:
A aprovação do trabalho de Lula é de 47%, enquanto 46% desaprovam. Já em relação à confiança no presidente, 45% confiam, mas 52% dizem desconfiar.