O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 13 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Violência

Região Metropolitana do Rio teve 25 crianças baleadas em 2024, com 4 mortes

Uma das crianças é Davi, de 4 anos, que morreu nesta sexta-feira, 13

Postado em 13 de dezembro de 2024 por Otavio Augusto
Crianças que morreram no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

A violência armada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro em 2024 atingiu pelo menos 25 crianças baleadas, segundo registros de ocorrência e dados do Instituto Fogo Cruzado. Destas, quatro perderam a vida em decorrência de ferimentos por arma de fogo.

A vítima mais recente é Davi Delgado Magno, de 4 anos. Ele morreu nesta sexta-feira (13), após ser baleado na cabeça em um incidente ocorrido na rua Ápia, um dos acessos ao Morro da Fé, no Complexo da Penha, zona norte do Rio de Janeiro.

De acordo com depoimento da mãe, Raquel Delgado, o pai da criança, André Magno, estava com o menino desde segunda-feira, quando o buscou na creche. Ela afirmou que foi ao prédio onde o ex-marido mora, mas como o interfone estava quebrado, passou a chamar por ele do lado de fora.

Traficantes teriam se aproximado e ordenado que o pai entregasse a criança. Ainda segundo a mãe, o pai tentou fugir com o filho, atropelando um dos suspeitos com o carro. Nesse momento, os traficantes atiraram e atingiram o menino.

O pai apresentou uma versão diferente. Ele afirmou que não estava separado da mãe da criança e que houve uma discussão no domingo. Segundo ele, os traficantes ameaçaram a família e, ao tentar escapar com o carro, acabou atropelando um dos suspeitos. Em seguida, os disparos ocorreram.

Davi foi levado ao hospital pelo próprio pai, mas não resistiu aos ferimentos. A polícia informou que fará perícia e recolherá imagens das câmeras do prédio para apurar os detalhes do caso.

 crianças baleadas
Davi, de 4 anos, que morreu nesta sexta-feira, 13. Foto: Reprodução

Crianças baleadas em 2024

Entre os casos fatais registrados, destacam-se:

  • Miguel Felipe dos Santos Rodrigues, de 7 meses, morto em um ataque a tiros em Niterói, em 17 de março.
  • Sandro Vasconcelos, de 8 anos, morto por bala perdida em Senador Camará, em 29 de maio.
  • Carlos Eduardo Cabral de Moura, de 5 anos, morto por bala perdida em Japeri, em 1º de novembro.

Além disso, outras 21 crianças sobreviveram a ferimentos causados por armas de fogo, sendo baleadas em diferentes circunstâncias, como confrontos entre facções, operações policiais e balas perdidas.

Dados de violência armada

Entre janeiro e novembro de 2024, foram registrados 2.348 tiroteios ou disparos de arma de fogo na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Desses, 871 ocorreram em ações ou operações policiais, de acordo com o Instituto Fogo Cruzado.

Comparado ao mesmo período de 2023, os números de 2024 apontam redução de 16% no total de tiroteios e 8% nos tiroteios em operações policiais. Também houve queda de 24% no número de mortes e 10% no número de feridos.

Em novembro, os municípios mais afetados pela violência armada foram Rio de Janeiro, São João de Meriti, Duque de Caxias, Belford Roxo, Niterói e São Gonçalo. O Rio registrou 106 tiroteios, resultando em 29 mortes e 47 feridos.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também