O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 11 de janeiro de 2025
Pesquisa

Estudo revela o desempenho de meninas e meninos nas escolas brasileiras

O estudo revela que a mentalidade de crescimento se destaca como uma das áreas de maior desenvolvimento, sendo reconhecida em 80% das avaliações

Postado em 14 de dezembro de 2024 por Leticia Marielle
Estudo revela o desempenho de meninas e meninos nas escolas brasileiras. | Foto: Reprodução/Canva

De acordo com um estudo realizado com 80 mil alunos de 878 escolas privadas de várias regiões do Brasil, as meninas se destacam em ética e colaboração, enquanto os meninos mostram um desempenho superior em criatividade e mentalidade de crescimento. A pesquisa, aponta que os estudantes brasileiros demonstram pensamento crítico, mas ainda precisam aprimorar competências como criatividade e liderança.

Embora habilidades como mentalidade de crescimento e colaboração apresentem bons resultados, competências como criatividade e liderança ainda demandam maior desenvolvimento. Além disso, as escolas da região Sudeste lideram em colaboração, enquanto os alunos do Nordeste se destacam em ética e resiliência. O Norte, por sua vez, teve o maior crescimento em criatividade.

O estudo revela que a mentalidade de crescimento se destaca como uma das áreas de maior desenvolvimento, sendo reconhecida em 80% das avaliações. Além disso, o pensamento crítico e a colaboração foram os aspectos com os melhores índices de proficiência, ressaltando a importância de uma abordagem interdisciplinar. No caso do pensamento crítico, 30% dos estudantes atingiram os níveis “avançado” ou “expert” (níveis 3 ou 4). Em relação à colaboração, 44% dos alunos chegaram ao nível avançado, enquanto apenas 9% ainda se encontram no nível iniciante.

Por outro lado, a pesquisa aponta que áreas como metacognição, criatividade e liderança precisam de mais atenção pedagógica. Em criatividade, apenas 13% dos estudantes alcançaram os níveis mais altos (3 ou 4), enquanto 49% estão no nível iniciante ou abaixo. Já em liderança, apenas 12% atingiram os níveis avançados ou expert, e 44% permanecem nos níveis iniciais.

A metodologia utilizada para o levantamento foi baseada em testes ajustados conforme o modelo de quatro dimensões do Centro de Redesenho Curricular (CRC), levando em consideração fatores como faixa etária, série e gênero.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também