O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 14 de dezembro de 2024
Braga Netto

STF mantém Braga Netto em prisão preventiva após audiência de custódia

Na manhã deste sábado (14/12), o general Walter Braga Netto foi detido em uma operação da Polícia Federal (PF)

Postado em 14 de dezembro de 2024 por Micael Silva
STF mantém Braga Netto em prisão preventiva Foto: Divulgação
STF mantém Braga Netto em prisão preventiva Foto: Divulgação

O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a detenção temporária do general Walter Souza Braga Netto, capturado durante uma operação da Polícia Federal (PF) na manhã deste sábado (14/12). Após a audiência de custódia, a decisão foi tomada.

O magistrado Rafael Henrique Janela Tamai Rocha, auxiliar do gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, conduziu a audiência.

Braga Netto, ex-ministro da Defesa e candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022, foi detido neste sábado acusado de obstruir a Justiça, sob a ordem do ministro Moraes, que é o relator do inquérito sobre a tentativa de golpe.

Leia mais: Investigação aponta que Braga Netto levava dinheiro para golpistas em sacolas de vinho

O general é um dos suspeitos de envolvimento no golpe para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi eleito em 2022. De acordo com as investigações da Polícia Federal, os suspeitos estariam impedindo a produção livre de provas durante o procedimento criminal.

De acordo com as investigações, Braga Netto chegou a transportar dinheiro vivo escondido em uma garrafa de vinho para outros fraudadores, com o propósito de financiar suas atividades.

O ex-ministro foi preso em sua casa, em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, neste sábado. Além da ordem de prisão, o Supremo Tribunal Federal (STF) permitiu buscas na casa do militar da reserva. De acordo com o Exército, Braga Netto será mantido sob custódia da Força, no Comando da 1a Divisão de Exército do Rio de Janeiro.

A defesa de Braga Netto afirmou, em nota, que “se manifestará nos autos após ter plena ciência dos fatos que ensejaram a decisão proferida” e disse ter “crença na observância do devido processo legal”. “Teremos a oportunidade de comprovar que não houve qualquer obstrução as investigações.”

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.