quinta-feira, 1 de outubro de 2026
foco nos estudos

Senado aprova projeto que proíbe celulares em salas de aula

Senado aprova projeto que limita celulares em sala de aula para reforçar aprendizado

Vinicius Limapor em
senado
Nova lei visa resgatar autoridade dos professores e melhorar desempenho escolar | Foto: Reprodução

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (18) o texto-base do projeto de lei que proíbe o uso de celulares e outros aparelhos eletrônicos nas salas de aula. A medida, relatada pelo senador Alessandro Vieira (MDB-SE), mantém a versão aprovada na Câmara dos Deputados na semana passada, sem alterações.

A proposta proíbe que estudantes utilizem aparelhos eletrônicos durante as aulas, exceto quando forem necessários para atividades pedagógicas previamente autorizadas pelos professores. Além disso, o texto permite o uso desses dispositivos para garantir acessibilidade, atender condições de saúde ou assegurar direitos fundamentais dos alunos.

O projeto foi votado em regime de urgência, visando à implementação da medida já em 2025. O relator Alessandro Vieira reforçou a necessidade de tempo para que escolas e redes de ensino se preparem. “É fundamental que diretores, professores e secretarias tenham condições de iniciar o próximo ciclo letivo com organização e qualidade. Este é um passo importante para resgatar a autoridade dos professores e melhorar o aprendizado dos nossos jovens”, afirmou Vieira no plenário.

O governo federal e estados como Rio de Janeiro e São Paulo já defendem iniciativas semelhantes. No Rio, um decreto municipal assinado em fevereiro pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) proibiu o uso de celulares em escolas públicas, inclusive durante intervalos e recreios. Em São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancionou em dezembro uma lei que estende a proibição a todas as escolas do estado.

Com a aprovação no Senado, o projeto segue agora para sanção presidencial.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

marconi

LUTO NA CAMPANHA

Marconi Perillo cancela agenda em Goiás após morte de empresário em acidente aéreo

Ebert Rodrigues Sousa morreu na queda de um avião de pequeno porte no Tocantins; empresário partic...
debate

ELEIÇÕES 2026

Logo após desistência de Flávio Bolsonaro, Globo cancela debate presidencial

Encontro estava marcado para esta quinta-feira (1º), mas mudanças na composição e decisões judi...
Datafolha

ELEIÇÕES 2026

Datafolha: Lula tem 45% e Flávio Bolsonaro, 40% nos votos válidos

Levantamento foi divulgado três dias antes do primeiro turno e também apresenta cenários para uma...
Renan Santos

ELEIÇÕES 2026

Gilmar Mendes determina que Renan Santos participe do debate da Globo

Decisão do ministro do STF ocorreu horas após Cármen Lúcia negar pedido do candidato do Missão ...
Flávio Bolsonaro

ELEIÇÕES 2026

Flávio Bolsonaro desiste de debate da Globo e cita decisão do TSE

Candidato do PL afirmou que tomou a decisão por considerar que houve “censura” ao evento; debat...
cármem lúcia

ELEIÇÕES 2026

Cármen Lúcia nega pedido de Renan Santos para debate da Globo; entenda

Candidato do Missão recorreu ao Supremo após ter o pedido rejeitado pelo Tribunal Superior Eleitor...
Moraes multa advogado do 8 de janeiro por comando oculto em petição

Comando para IA

Moraes multa advogado do 8 de janeiro por comando oculto em petição

Defesa de réu dos ataques antidemocráticos nega ter inserido instrução para burlar sistemas de I...
“Estou confiante que vou ao segundo turno”, diz Cappelli ao apostar nos indecisos

POLÍTICA

“Estou confiante que vou ao segundo turno”, diz Cappelli ao apostar nos indecisos

Em sabatina do Metrópoles, candidato ao GDF afirmou estar confiante em avançar ao segundo turno e ...