O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 21 de fevereiro de 2026
Lei já vigente

Entra em vigor Lei que cria Política Nacional de Cuidados

Lei foi sancionada pelo presidente Lula na última segunda-feira (23)

Thiago Borgespor Thiago Borges em 25 de dezembro de 2024
Entra em vigor Lei que cria Política Nacional de Cuidados
Foto: Raffa Neddermeyer/Agência Brasil

A Lei (nº 15.069/2024), que cria a Política Nacional de Cuidados, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na última segunda-feira (23), já entrou em vigor. Entre suas principais determinações está a criação de um plano nacional detalhado com ações, metas, indicadores, períodos de vigência e revisão, além da definição de órgãos e entidades responsáveis.

A proposta visa compartilhar a responsabilidade pelo cuidado entre o Estado, as famílias, o setor privado e a sociedade civil. Essa abordagem tem como objetivo estabelecer uma rede de suporte mais eficaz e abrangente, que evite a sobrecarga de qualquer grupo social. Assim, busca-se garantir que o cuidado seja distribuído de forma equilibrada e inclusiva.

Leia mais: Caiado diz que decreto de Lula é “presente de Natal” para o crime

Os beneficiários prioritários da política são crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência, que serão atendidos de forma especial. Contudo, há previsão para ampliar gradativamente o público-alvo, caso novas demandas sejam identificadas. Essa expansão, alinhada às necessidades da população, permitirá maior alcance da política ao longo do tempo.

“O Estado vai cuidar dessas pessoas e vai tirar a invisibilidade tanto da pessoa que precisa de cuidado quanto das pessoas que cuidam. Esse dinheiro é investimento na qualidade de vida das pessoas que trabalharam tanto, que dedicaram tanto tempo pra construir esse Brasil”, afirmou Lula em vídeo publicado em suas redes sociais, logo após sancionar a lei.

Com informações da Agência Brasil

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também