Lula assina decreto que nomeia Galípolo presidente do Banco Central
Galípolo assume o cargo no dia 1º de janeiro, sucedendo Roberto Campos Neto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta segunda-feira (30) o termo de posse de Gabriel Galípolo como novo presidente do Banco Central (BC), para o período de 2025 a 2028. Galípolo assume o cargo no dia 1º de janeiro, sucedendo Roberto Campos Neto. A cerimônia de assinatura, realizada no Palácio da Alvorada, contou com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Além de Gabriel Galípolo, outros três diretores indicados para o Banco Central também tiveram seus nomes confirmados: Nilton José Schneider assumirá a Diretoria de Política Monetária, Izabela Moreira Correa ficará responsável pela Diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta, e Gilneu Astolfi Vivan assumirá a Diretoria de Regulação. Os nomes foram aprovados pelo Senado em 10 de dezembro.
Leia mais: Senado envia petição a Dino pedindo liberação das emendas
Gabriel Galípolo, indicado pelo presidente Lula, passou por sabatina no Senado em 8 de outubro. O novo presidente do Banco Central tem 42 anos, é natural de São Paulo e ocupou o cargo de secretário executivo do Ministério da Fazenda no início da gestão de Fernando Haddad. Sua formação inclui graduação e mestrado em economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Entre 2006 e 2012, Galípolo atuou como professor universitário. Ele também foi presidente do Banco Fator de 2017 a 2021.
Emendas bloqueadas
Novo governo
Dólar
Prefeito
Quilombolas
Propag
Fieg
Crise interna