O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 30 de dezembro de 2024
Banco Central

Lula assina decreto que nomeia Galípolo presidente do Banco Central

Galípolo assume o cargo no dia 1º de janeiro, sucedendo Roberto Campos Neto

Postado em 30 de dezembro de 2024 por Thiago Borges
Lula assina decreto que nomeia Galípolo presidente do Banco Central
Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta segunda-feira (30) o termo de posse de Gabriel Galípolo como novo presidente do Banco Central (BC), para o período de 2025 a 2028. Galípolo assume o cargo no dia 1º de janeiro, sucedendo Roberto Campos Neto. A cerimônia de assinatura, realizada no Palácio da Alvorada, contou com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Além de Gabriel Galípolo, outros três diretores indicados para o Banco Central também tiveram seus nomes confirmados: Nilton José Schneider assumirá a Diretoria de Política Monetária, Izabela Moreira Correa ficará responsável pela Diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta, e Gilneu Astolfi Vivan assumirá a Diretoria de Regulação. Os nomes foram aprovados pelo Senado em 10 de dezembro.

Leia mais: Senado envia petição a Dino pedindo liberação das emendas

Gabriel Galípolo, indicado pelo presidente Lula, passou por sabatina no Senado em 8 de outubro. O novo presidente do Banco Central tem 42 anos, é natural de São Paulo e ocupou o cargo de secretário executivo do Ministério da Fazenda no início da gestão de Fernando Haddad. Sua formação inclui graduação e mestrado em economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Entre 2006 e 2012, Galípolo atuou como professor universitário. Ele também foi presidente do Banco Fator de 2017 a 2021.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também