Lula convida cúpula dos Três Poderes para ato no dia 8 de janeiro
Evento acontece para memorar às manifestações golpistas de 2023
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou a cúpula dos Três Poderes para o ato que irá memorar as manifestações golpistas de 2023. A cerimônia acontecerá no dia 8 de janeiro, data que marcou o acontecimento dos atos antidemocráticos.
Entre os convidados do petista estão o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Ambos ainda não confirmaram presença no evento que acontece durante o recesso parlamentar. Líderes partidários também foram convidados.
Lula também convidou Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). O deputado e o senador devem substituir Lira e Pacheco, respectivamente, no comando das Casas do Congresso.
Leia mais: Carrijo é empossado em passagem de bastão em Rio Verde
A cerimônia irá acontecer no Palácio do Planalto. Em 2024, o evento nomeado “Democracia Inabalada” aconteceu nas dependências do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional.
O evento acontece em meio a um impasse entre o Legislativo e Judiciário, após o bloqueio das emendas de comissão pelo ministro Flávio Dino, que reacendeu as diferenças do magistrado com Lira.
Lula também exigiu a presença de todos os 38 ministros do governo.