Fuad é afastado por saúde e vice assume prefeitura de BH
Álvaro Damião (União Brasil) está no comando interino da capital mineira desde o último sábado (4)
O prefeito de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, Fuad Noman (PSD) entrou com uma licença médica por 15 dias e está afastado do comando do Poder Executivo municipal. Com isso, o vice-prefeito Álvaro Damião (União Brasil) assumiu o comando interino da Prefeitura de Belo Horizonte no último sábado (4).
Prefeito reeleito de BH, Fuad segue na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de uma pneumonia. A licença médica de Noman foi emitida pelo coordenador médico da oncologia clínica do Hospital Mater Dei, na capital mineira, Enaldo Melo de Lima.
Fuad foi internado na última sexta-feira (3) por tempo indeterminado, com um quadro de insuficiência respiratória aguda. O político respira com auxílio de aparelhos – assistência ventilatória. Desde que foi eleito, em outubro do ano passado, o prefeito de 77 anos já foi internado em outras três oportunidades.
Leia mais: Lula rejeita mais pedidos de acesso à informação que Bolsonaro
Por recomendação médica, Noman não participou da cerimônia de posse presencialmente na última quarta-feira (1º). O político se fez presente de forma virtual e, durante a cerimônia de posse na Câmara Municipal de Belo Horizonte, o vice Álvaro Damião leu o discurso de posse enviado por Fuad.
O prefeito foi diagnosticado com um câncer conhecido como linfoma de não Hodgkin (LNH), em junho de 2024. Entre o primeiro e o segundo turno das eleições municipais, Fuad declarou estar curado da doença. Porém, de lá para cá, o político tem enfrentado complicações devido ao tratamento do linfoma.