Geneilton irá focar em recuperar protagonismo de Jataí
Prefeito atrair investimentos para educação, saúde e turismo
A nova gestão em Jataí irá render diversos capítulos na crônica política goiana. Isso porque a vitória de Geneilton Assis (PL) surpreendeu ao considerar a história na política jataiense de seu adversário e antigo aliado, o agora ex-prefeito Humberto Machado (MDB). O emedebista tentava a reeleição no que seria seu sexto mandato no comando da Prefeitura de Jataí. Foi barrado por Geneilton – que foi vice na chapa de Machado em 2020 – que venceu o pleito, impulsionado politicamente pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
No início de seu mandato, Geneilton deve colocar em prática os pilares de seu projeto para os quatro anos de mandato. O prefeito enfrentará o desafio de suceder um líder bem avaliado e promete imprimir um estilo de gestão marcado pela transparência e abertura ao desenvolvimento econômico e social.
O prefeito também planeja recuperar o protagonismo do município, que perdeu espaço para Rio Verde – principal polo econômico e político do sudoeste goiano, além de se tornar o principal expoente do agronegócio no Estado.
Para que isso se concretize, Geneilton promete atrair investimentos para a área educacional. A cidade conta com a Universidade Federal de Jataí (UFJ), Universidade Estadual de Goiás (UEG) e o Instituto Federal Goiano (IFG), e o prefeito visa explorar o potencial do município na área. Além disso, Assis deve priorizar investimento na saúde e no turismo de Jataí.
Porém, assim como a maioria dos municípios brasileiros, a cidade possui problemas financeiros. A falta de dinheiro no caixa também é um problema em Jataí. Para contornar a situação, o prefeito aposta em sua boa relação com parlamentares federais. Geneilton é próximo do senador Wilder Morais (PL), que deve destinar recursos para a cidade via emendas parlamentares.
Ademais, Geneilton não deve enfrentar grandes resistências na Câmara Municipal. Em Jataí, cinco dos dez vereadores eleitos são da base do prefeito. Além disso, Marcos Patrick (PL), da mesma sigla que o prefeito, foi eleito presidente da Casa de forma unânime e em chapa única. A situação é confortável para Assis, que, provavelmente, terá uma governabilidade tranquila junto ao parlamento municipal, pelo menos no início de seu mandato.
Leia mais: Congresso americano certifica eleição de Donald Trump
Secretariado
Para auxiliar seu trabalho no comando de Jataí, Geneilton já anunciou quem será o secretariado de sua gestão na Prefeitura. O prefeito garantiu que o método utilizado para escolher os secretários passaram por ouvir entidades representativas dos setores e utilizar critérios técnicos.
Para as Secretarias Municipais, os nomes escolhidos foram: Alessandra Assis, para a pasta de Desenvolvimento Social; Maycon Richard, Secretaria de Administração; Ricardo Goulart, Desenvolvimento Rural; Rodrigo Garcia, Desenvolvimento Econômico; Renato Sabino, Cultura; Jeane Idalina, Educação; Agustinho Filho, Esportes; João Geraldo, Fazenda; Cantimiro, Obras e Planejamento Urbano; Carlos Biella, Meio Ambiente; Dr. Élio Caetano, Saúde; Tiago Rua, Serviços Urbanos; e a tenente-coronel Selma, na Secretaria de Segurança Pública. (Especial para O Hoje)