O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 7 de janeiro de 2025
Goiânia, Aparecida e Anápolis

A estratégia comum na arrancada dos prefeitos

Mabel, Vilela e Corrêa apostam nos mutirões no início de seus mandatos

Postado em 7 de janeiro de 2025 por Thiago Borges
A estratégia comum na arrancada dos prefeitos
Foto: Reprodução

Goiânia, Aparecida e Anápolis, os três maiores expoentes econômicos e políticos de Goiás, passam por mudanças desde a virada de ano. Isso porque as três cidades viram novos gestores assumirem as respectivas prefeituras. Sandro Mabel (União Brasil) em Goiânia, Leandro Vilela (MDB) em Aparecida e Márcio Corrêa (PL) em Anápolis substituíram, respectivamente, Rogério Cruz (Solidariedade), Vilmar Mariano (União Brasil) e Roberto Naves (Republicanos). Neste início de mandato, os novos gestores adotaram uma estratégia em comum: os mutirões. 

Na capital goiana os mutirões se tornaram uma prática quase cultural, sobretudo nos governos de Iris Rezende. Tendo isso em vista, Mabel lançou oficialmente, no último sábado (4), o primeiro mutirão de serviços urbanos da nova gestão da Prefeitura de Goiânia. A iniciativa, lançada no Setor Finsocial, abrange ações de limpeza, manutenção de infraestrutura, urbanização e combate à transmissão da dengue. O mutirão teve início em cinco bairros da Região Noroeste e expansão gradativa para toda a cidade.  

Durante o evento de lançamento, o prefeito de Goiânia garantiu que será feita uma “grande limpeza” na cidade que “está suja”, nos próximos 100 dias. Mabel também afirmou que o custo dos mutirões será de R$ 300 milhões. “Os trabalhos irão acontecer todos os dias durante 7 semanas, principalmente na região noroeste”, garantiu a assessoria do prefeito, à reportagem do jornal O Hoje. 

A limpeza será feita pelas equipes de Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra). A Comurg é responsável pela capina, roçagem de áreas verdes, limpeza de canteiros e rotatórias, remoção de entulhos e pintura de meios-fios. Além de reparos e limpeza de praças. Simultaneamente, a Seinfra executa operações tapa-buracos, desobstrução de bueiros e substituição de lâmpadas queimadas. 

Aparecida

Na última semana, Vilela também lançou um mutirão de limpeza urbana. Os trabalhos da força-tarefa começaram no Setor Goiânia Park Sul, com serviços de roçagem de lotes e retirada de entulhos descartados irregularmente em terrenos não edificados.

Acompanhado do secretário de Desenvolvimento Urbano, Wagner Siqueira, o emedebista afirmou que as ações de limpeza também irão acontecer em “outros pontos críticos”. Durante a inspeção, o prefeito anunciou medidas para evitar o descarte irregular, como a implantação de câmeras de videomonitoramento e a ampliação da ronda da Guarda Municipal. 

Em contato com a reportagem do jornal O Hoje, Siqueira explicou o trabalho feito na cidade administrativa. “O prefeito Leandro recebeu a cidade em frangalhos, com lixo acumulado, coleta domiciliar acumulada e depósito de entulho a céu aberto para todo lado. Nós começamos na última quinta-feira, através da frente de serviço no Goiânia Park Sul e em toda a região. Hoje nós estamos esparramados em todas as regiões da cidade, roçando avenidas, com várias equipes de manutenção de roçadeira, retirada de entulho, e esse serviço não vai parar”, garantiu o secretário.

Wagner afirmou que o trabalho é intenso e acontece diariamente por toda a cidade. O secretário disse que a limpeza acontece em diversas avenidas e pontos importantes de Aparecida. 

“Estou com a equipe de roçadeira manual na Avenida Bela Vista, no Papillon Park, sentido [Terminal] Cruzeiro, na Avenida Graça Aranha, no eixo do Anel Viário até o Fórum Garavelo, na Avenida Lago dos Patos e Lago dos Cisnes, estou com o Giro Zero, que é aquele tratorzinho que roça, na Avenida V5, na V3, na Vera Cruz, na Rio Verde, do início e final do Cruzeiro até a rota da GO 040, estou com a equipe de remoção de entulho na Vila Brasília, no Bairro Cardoso, na Vera Cruz, no Venga Jardim… É um trabalho que vai demorar uns 30 dias, 40 dias para a gente conseguir atualizar”, explicou Siqueira. 

Leia mais: Governo aguarda sanção de Lula para envio do Propag à Alego

Anápolis

Em Anápolis, Márcio Corrêa anunciou na última semana o direcionamento de R$ 5 milhões para um mutirão de cirurgias eletivas e exames na cidade. A verba foi destinada via emenda parlamentar da deputada federal Silvye Alves (União Brasil), que se reuniu com Corrêa no Centro Administrativo Adhemar Santillo.

A gestão anapolina visa lançar, ainda este mês, um programa para acelerar os atendimentos. O prefeito garante que ainda em janeiro serão realizadas mil cirurgias prioritárias.

“Estamos alinhando os últimos detalhes para iniciar as cirurgias e exames, desafogando a fila de espera e melhorando o atendimento na saúde de Anápolis. Este recurso chega em um momento crucial para atender à nossa população com mais eficiência”, afirmou Corrêa. (Especial para O Hoje)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também