O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 7 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Gestão de Recursos

De 26 capitais, prefeitos do Centro-Oeste estão entre os piores avaliados  

As gestões municipais falharam na administração de recursos públicos e na aplicação de políticas públicas que reverberam no presente social dos cidadãos  

Postado em 7 de janeiro de 2025 por Raunner Vinicius Soares

Das 26 capitais, prefeitos da Região Centro-Oeste estão entre os piores avaliados pelo público, diz levantamento. De acordo com a pesquisa Atlas Inteligente, prefeitos de Campo Grande (Mato Grosso do Sul), Cuiabá (Mato Grosso) e Goiânia (Goiás) estão entre as últimas colocações em categorias setoriais como Limpeza Urbana, Educação, Cultura, Turismo e Eventos, Meio Ambiente e Lazer, Obras Públicas, Ordem Urbana e Segurança Pública, Pavimentação de Ruas e Calçadas, Saúde e Transporte. Os entrevistados da pesquisa são recrutados organicamente durante navegação de rotina na web em territórios geolocalizados pelo próprio dispositivo.   

Os prefeitos avaliados são da gestão anterior, entre eles estão: Adriane Lopes (PP), Emanuel Pinheiro (MDB) e Rogério Cruz (Solidariedade), que são prefeitos de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiânia respectivamente. As gestões municipais das capitais da Região Centro-Oeste falharam na administração de recursos públicos e na aplicação de políticas públicas que reverberam no presente social dos cidadãos, de forma que a impressão da população desaprovou os seus gestores em diversas pautas de interesse público.  

Para garantir a representatividade, as amostras da Atlas Intel são pós-estratificadas usando um algoritmo iterativo em um conjunto mínimo de variáveis de destino: sexo, faixa etária, nível educacional, nível de renda, região e comportamento eleitoral anterior.  

As amostras resultantes do processo de pós-estratificação se assemelham ao perfil da população adulta do Brasil, inclusive da população que possui um acesso mais limitado à tecnologia. Em se tratando de Cultura, Turismo e Evento, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, ficou em 21º; o de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, ficou em 24º; e o de Goiânia, Rogério Cruz, ficou 25º. Já em Educação a prefeita de Campo Grande ficou em 16º; o de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, ficou em 22º; e o de Goiânia, Rogério Cruz, ficou em 26º.  

Em se tratando de Limpeza Urbana, a prefeita Campo Grande ficou em 15º; o de Cuiabá ficou em 24º; e o de Goiânia ficou em 26º. Já em Meio Ambiente e Lazer a prefeita de Campo Grande ficou em 17º; o de Cuiabá ficou em 23º; e o de Goiânia ficou em 25º. Em se tratando de Obras Públicas, a prefeita de Campo Grande ficou em 20º; o de Cuiabá ficou em 23º; e o de Goiânia ficou em 25º.   

Leia mais: Prefeitos dão início à gestão com mais desafios fiscais do que políticos

Em relação à Ordem Urbana e Segurança Pública, a prefeita de Campo Grande ficou em 15º; o de Goiânia ficou em 20º; e o de Cuiabá ficou em 23º. Em se tratando de Pavimentação de Ruas e Calçadas, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, ficou em 21º; o de Goiânia, Rogério Cruz, ficou em 24º; e o de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, ficou em 26º. Já em Saúde, a prefeita de Campo Grande ficou em 18º; o de Cuiabá ficou em 24º; e de Goiânia ficou em 25º. Por fim, ao se tratar de Transporte, a prefeita de Campo Grande ficou em 18º; o de Cuiabá ficou em 23º; e o de Goiânia ficou 24º.   

Ideal de gestão  

Em entrevista especial ao Jornal O Hoje, o cientista político Guilherme Carvalho aponta que o ideal de gestão municipal é “arrojar as contas públicas”, e ao mesmo tempo “buscar o equilíbrio” delas, “porque, cada vez mais, os gestores estão perdendo os mandatos, ficando inelegíveis por descumprir regra fiscal. Em suma, é essa talvez seja a regra mais geral que nós temos em termos da gestão pública para os próximos anos.” 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também