Governo faz evento de dois anos dos atos do 8 de janeiro
Evento relembra os atos golpistas do 8 de janeiro que vandalizaram a Praça dos Três Poderes em Brasília
Após dois anos da invasão e vandalização dos prédios públicos da Praça dos Três Poderes, o Governo Lula (PT) faz evento para relembrar os atos do 8 de janeiro nesta quarta-feira (8), contudo, sem a presença de líderes do judiciário e do legislativo. Apesar disso, o presidente Lula convidou líderes das Forças Armadas para comparecerem a ação simbólica.
Apesar de serem convidados, os líderes do Congresso Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Arthur Lira (PP-AL) não estarão presentes no evento por estarem fora de Brasília durante o recesso parlamentar. Além disso, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, será representado pelo ministro Edson Fachin na cerimônia.
O ato deste dia 8 deve durar durante a manhã inteira e começa na Esplanada do Planalto e posteriormente irá até a Praça dos Três Poderes para lembrar dos atos golpistas que depredaram os prédios públicos. Além da relembrança, o evento também comemora a restauração de obras de arte que foram destruídas durante a invasão, como o relógio de Balthazar Martinot, que é datado do século 17 e pertenceu ao rei Dom João VI, que reconheceu a independência do Brasil.