O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 13 de janeiro de 2025
2026

Lula e Bolsonaro aparecem empatados em pesquisa

Levantamento do instituto Paraná Pesquisas ouviu mais de 2 mil pessoas

Postado em 13 de janeiro de 2025 por Thiago Borges
Lula e Bolsonaro aparecem empatados em pesquisa
Foto: Renato Pizzuto/Band

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apareceram empatados em um estudo feito pelo instituto Paraná Pesquisas, sobre a disputa presidencial de 2026. A pesquisa foi divulgada nesta segunda-feira (13). 

No levantamento, Lula aparece com 34% das intenções de voto e Bolsonaro com 33,9% – empatados tecnicamente. Além do petista e do ex-presidente, demais nomes foram citados. O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT) aparece com 11,3%; o empresário Pablo Marçal (PRTB) com 6,1%; o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) com 4,7%; e o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB) com 1,2%. 

5,6% dos ouvidos votariam em branco, nulo ou nenhum dos citados, enquanto 3,3% não souberam opinar. Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos aos eleitores, Lula aparece na frente de Bolsonaro: 20,1% para o petista contra 16,7% do líder da direita. Neste cenário, a quantidade de eleitores que não sabem em quem votar chama atenção: 49,8%. 

Leia mais: Caiado intensifica agenda por 2026 e críticas ao governo Lula

Vale ressaltar que Bolsonaro está inelegível até 2030. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entendeu que o ex-presidente cometeu uso indevido dos meios de comunicação e abuso de poder político durante uma reunião com embaixadores em julho de 2022. Na ocasião, Bolsonaro atacou o sistema eleitoral brasileiro, sem apresentar provas. 

O estudo feito pela Paraná Pesquisas ouviu 2.018 pessoas entre os dias 7 e 10 de janeiro. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também