quinta-feira, 1 de outubro de 2026
Política e Segurança Pública

Governo Lula apresenta nova PEC da segurança após desgastes com governadores 

Nova proposta inclui um dispositivo que reforça a autonomia dos estados e municípios na gestão das forças de segurança 

Raunner Vinicius Soarespor em
Ministro do STF mantém validade imediata de acordos entre patrões e empregados
Ricardo Lewandowski

Após desgaste com governadores, governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresenta nova Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da segurança pública, nesta quarta-feira (15). O ministro da justiça, Ricardo Lewandowski, apresenta nova proposta, com mudanças que incluem um dispositivo que reforça a autonomia dos estados e municípios na gestão das forças de segurança. O texto incorpora a principal sugestão dos governadores, tendo em vista que a proposta anterior retirava a autonomia dos mandatários estaduais.  

O novo texto conta com três pilares: a ampliação do papel da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Federal (PF); a incorporação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) na Constituição; e a constitucionalização dos fundos nacionais de Segurança Pública e Penitenciário, com a retirada da possibilidade de contingenciamento.  

Uma sugestão que não pôde ser incorporada foi a do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), que defendia a concessão de poderes aos estados para legislar sobre questões penitenciárias e penais. O ministro da justiça entendeu que a questão é inconstitucional, impossibilitando a inclusão. 

Leia mais: Ao sancionar Propag, Lula proíbe acúmulo de benefícios

Atendendo às sugestões sobre a dificuldade de alocação de recursos, o ministro decidiu por manter os repasses separados, considerando que o projeto inicial do governo Lula era agrupar os fundos Penitenciário e da Segurança Pública.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Lewandowski Lula Política Segurança

Veja também

Lula abre espaço para Flávio no último debate antes do 1º turno

eleições 2026

Lula abre espaço para Flávio no último debate antes do 1º turno

Especialistas avaliam que ausência do petista reduz risco de desgaste e abre espaço para adversár...
Em visita à ADFEGO, Marconi Perillo reforça propostas para pessoas com deficiência em Goiás

ELEIÇÕES 2026

Em visita à ADFEGO, Marconi Perillo reforça propostas para pessoas com deficiência em Goiás

Candidato do PSDB prometeu apoio à construção de fábrica própria de órteses e próteses e anun...
Nesta quinta, Wilder Morais faz carreatas em 4 cidades do Entorno

ELEIÇÕES 2026

Nesta quinta, Wilder Morais faz carreatas em 4 cidades do Entorno

Candidato do PL ao governo de Goiás passa por Novo Gama, Valparaíso, Cidade Ocidental e Luziânia ...
Garotinho cita ‘Leitinho Feliz’ em debate e adversários seguram o riso

Eleições 2026

Garotinho cita ‘Leitinho Feliz’ em debate e adversários seguram o riso

Garotinho relembra programa de merenda e nome chama atenção em debate no Rio
Frente Nacional de Prefeitos apresenta carta com propostas aos presidenciáveis

eleições 2026

Frente Nacional de Prefeitos apresenta carta com propostas aos presidenciáveis

O documento reúne as necessidades e propostas dos governantes locais em temas considerados urgentes
Luciano Huck mantinha relação com Vorcaro, diz revista

"Estou com você"

Luciano Huck mantinha relação com Vorcaro, diz revista

Conversas apreendidas pela PF registram negócios, favores e até sociedade em aeronave entre aprese...
Gayer na tribuna da Câmara dos Deputados

Investigação

Gustavo Gayer recebeu R$ 417 mil de empresário citado em investigação no Pará

Rodrigo Gonçalves dos Santos fez sete repasses ao candidato ao Senado por Goiás; defesa afirma que...
Lula e Nikolas

Justiça Eleitoral

TSE manda Nikolas apagar vídeo com declaração de Lula sobre exame de próstata

Ministra Estela Aranha considerou que deputado retirou declaração sobre exames de próstata do con...