O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Economia

Governo revoga ato de monitoramento do Pix após aumento de fake news

A medida, vem sendo alvo de duras críticas pela oposição, que gerou um desgaste político significativo ao governo Lula

Postado em 15 de janeiro de 2025 por Micael Silva
Ato sobre monitoramento do Pix será revogado Foto: Divulgação
Ato sobre monitoramento do Pix será revogado Foto: Divulgação

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta quarta-feira (15/1) que o ato normativo da Receita Federal sobre o monitoramento de transações realizadas via Pix será revogado. A medida, que vem sendo alvo de duras críticas pela oposição, gerou um desgaste político significativo ao governo Lula.

Entenda o que estava em jogo com o Pix:

  • O Pix é o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC), em operação desde novembro de 2020.
  • A normativa que agora será revogada determinou que transações monetárias realizadas por pessoas físicas acima de R$ 5 mil e por pessoas jurídicas (empresas) acima de R$ 15 mil seriam reportadas à Receita Federal.
  • O Fisco afirmou que as regras para monitoramento de movimentações financeiras sempre foram as mesmas, sendo a única novidade a inclusão do Pix no sistema.
  • Apesar disso, o governo federal foi acusado de intensificar a fiscalização sobre a classe média, enquanto a Fazenda justificou que a medida visava reforçar a sonegação fiscal, especialmente entre grandes contribuintes.
  • A oposição, com destaque para o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), criticou veementemente a medida, que agora será revogada.

A normativa da Receita sobre o Pix entrou em vigor no início de janeiro. Embora o governo tenha argumentado que a intenção era impedir a sonegação por grandes contribuintes, a mudança gerou a percepção pública de que a medida atingiria trabalhadores informais, obrigando-os a pagar Imposto de Renda sobre suas movimentações.

Leia mais: Gusttavo Lima na política não agrada maioria dos brasileiros, diz pesquisa

Durante a coletiva de imprensa nesta quarta-feira, Haddad rebateu as críticas, classificando-as como fake news. Ele também anunciou que o presidente Lula (PT) publicará uma Medida Provisória para garantir que o Pix não seja sujeito à tributação e para fortalecer o sigilo bancário, conforme previsto pela legislação vigente.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também