Ministério da Igualdade Racial firma para combater o racismo
Campanha nacional terá foco em motoristas, entregadores e usuários de aplicativos de mobilidade
Na manhã desta sexta-feira (17), o Ministério da Igualdade Racial e a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) assinaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para desenvolver uma campanha nacional contra o racismo e a intolerância religiosa. O evento ocorreu no galpão da Ação da Cidadania, no Rio de Janeiro, com a presença da ministra Anielle Franco e do diretor-executivo da Amobitec, André Porto.
A iniciativa busca conscientizar motoristas, entregadores parceiros e usuários de aplicativos como Uber, iFood e 99, que integram a Amobitec. As mensagens da campanha abordarão os direitos dos profissionais e meios para reportar casos de discriminação, em um esforço para promover a inclusão no setor de mobilidade.
Leia mais: Preço médio de passagens aéreas cai 5,1% em 2024, afirma ministro
Durante o evento, a ministra Anielle Franco destacou a amplitude do trabalho do Ministério. “Nós somos muito transversais, então pensar esses trabalhadores, os usuários e os aplicativos é essencial para combater o racismo no nosso país”, afirmou.
André Porto ressaltou a importância da ação, citando dados do Sebrap que mostram que 70% dos motoristas e entregadores cadastrados nas plataformas são negros. “Levar informação e indicar meios para combater o racismo é fundamental para esses profissionais e para toda a sociedade”, concluiu.