Moraes nega recurso de Bolsonaro para ir à posse de Trump
Passaporte do ex-presidente está detido pela Polícia Federal
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, negou, na última quinta-feira (16), o recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a respeito da decisão do magistrado que o impede Bolsonaro de viajar aos Estados Unidos, para a posse do presidente eleito Donald Trump.
“Mantenho a decisão que indeferiu os pedidos formulados por Jair Messias Bolsonaro por seus próprios fundamentos”, afirmou Moraes em sua decisão, proferida nesta sexta-feira (17).
Leia mais: Vilela organiza mutirão contra dengue com apoio de Caiado
Os advogados de Bolsonaro solicitaram a devolução do passaporte, retido pela Polícia Federal desde fevereiro de 2024, no recurso. A alegação da defesa do ex-chefe do Executivo é que a viagem é pontual, e não se trata de um pedido para que a decisão que apreendeu o documento seja revogada. Porém, as argumentações não foram o suficiente para convencer Moraes do contrário.
O ministro considera que os comportamentos recentes de Bolsonaro indicam uma possibilidade de tentativa de fuga do país. O ex-presidente é investigado por uma suposta atuação na tentativa de golpe de Estado de 2022 – o que lhe rendeu a prisão de seu passaporte.