sexta-feira, 25 de setembro de 2026
CHUVA FORTE

Chuvas intensas em Santa Catarina deixam 781 pessoas desabrigadas

Entre a madrugada de quinta e às 10h30 desta sexta-feira (17), o Corpo de Bombeiros atendeu 366 ocorrências em 27 cidades, auxiliando 2.007 pessoas

Micael Mourapor em
As intensas chuvas que atingiram Santa Catarina desde a última quinta-feira (16) já deixaram 781 pessoas desabrigadas em diversas regiões do estado Foto: CBMSC/Divulgação
As intensas chuvas que atingiram Santa Catarina desde a última quinta-feira (16) já deixaram 781 pessoas desabrigadas em diversas regiões do estado Foto: CBMSC/Divulgação

As intensas chuvas que atingiram Santa Catarina desde a última quinta-feira (16) já deixaram 781 pessoas desabrigadas em diversas regiões do estado. De acordo com a Secretaria Estadual da Proteção e Defesa Civil, nove municípios decretaram situação de emergência: Balneário Camboriú, Biguaçu, Camboriú, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Ilhota, Palhoça, Porto Belo, São José e Tijucas.

Entre a madrugada de quinta e às 10h30 desta sexta-feira (17), o Corpo de Bombeiros atendeu 366 ocorrências em 27 cidades, auxiliando 2.007 pessoas, em sua maioria isolada em áreas alagadas. “As equipes seguem empenhadas no salvamento e resgate de pessoas e animais, principalmente na Grande Florianópolis e no litoral norte do estado. Também iniciamos a limpeza das cidades utilizando trânsitos-tanques”, explicou o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, Jefferson de Souza. Ao menos dez caminhões-tanques foram mobilizados para as operações.

Leia mais: Prefeitura cria gabinete de crise para enfrentar efeitos das chuvas em Goiânia

Em Governador Celso Ramos, um pescador de 72 anos perdeu a vida ao ser arrastado pela correnteza enquanto verificava seu embarque. Seu corpo foi encontrado nesta manhã. Na mesma cidade, cerca de 700 trabalhadores ilhados precisaram ser resgatados com o auxílio de uma mangueira de viatura utilizada como “linha de vida” entre uma empresa e uma área segura. Além disso, parte de um quartel do Corpo de Bombeiros desabou, uma cena que ganhou repercussão nas redes sociais.

O decreto de emergência permitirá à prefeitura do Governador Celso Ramos acesso mais ágil a recursos financeiros e materiais dos governos estaduais e federais. Ele também prevê medidas como mobilização de voluntários, campanhas de arrecadação e ações emergenciais de assistência à população.

Chuvas acima da mídia

Biguaçu registrou o maior volume de chuvas até agora, com 391 milímetros acumulados em 24 horas – mais do que o esperado para todo o mês de janeiro. A força das águas atingiu penetração, alagamentos e abertura de uma cratera na rodovia 181 da BR-101.

Em Florianópolis, duas pessoas ficaram feridas após a queda de um muro no Bairro Costeira. Bombeiros resgataram uma mulher e seu filho, que estavam presos em um carro cercado por águas que subiram rapidamente.

Já em Balneário Camboriú, a situação é de alerta máximo para penetração. Equipes da Defesa Civil monitoram 42 áreas de risco, enquanto os agentes trabalham no atendimento de mais de 170 ocorrências, como quedas de árvores e sombras, resgates e alagamentos. Vídeos compartilhados online mostram ruas alagadas, carros submersos e edifícios cercados por água. Cidades vizinhas enviaram ajuda para lidar com os estragos.

Previsão de melhora

De acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram), as chuvas devem persistir até o fim desta sexta-feira, alternando momentos de intensidade com períodos de melhoria. A previsão é de que o fim de semana seja de sol e calor, com pancadas de chuva típicas de verão.

Para reduzir a circulação de pessoas nas cidades afetadas, o governador Jorginho Mello decretou trabalho remoto para servidores públicos locais nesta sexta-feira, priorizando a segurança da população.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
chuvas intensas Santa Catarina

Veja também

mapa brasil

mapa

Brasil ‘cresce’ em novo mapa-múndi apoiado pela ONU

Projeção Equal Earth reduz distorções do mapa de Mercator e representa o território brasileiro ...
Maria da Penha

JUSTIÇA

Aos 80 anos, ex-marido de Maria da Penha é preso por descumprir ordem judicial

Marco Antônio Heredia Viveros, de 80 anos, foi preso no domingo após dar entrevista à TV Record s...
Mega sena

MEGA SENA

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 165 milhões neste domingo

No último concurso, foram sorteados os números 16, 21, 24, 31, 43 e 54, mas nenhum apostador acert...
Controle do colesterol deve começar na infância, alerta cardiologista

SAÚDE

Controle do colesterol deve começar na infância, alerta cardiologista

A Sociedade Brasileira de Cardiologia também alerta que o colesterol elevado está associado a háb...
Desmatamento Amazônia

MEIO AMBIENTE

Desmatamento na Amazônia cai ao menor nível desde 2016

Dados do Inpe mostram redução de quase 37% na área sob alerta; Cerrado também registra recuo no ...
Piso do frete

TRANSPORTE RODOVIÁRIO

Lula sanciona lei que endurece punições para quem descumprir piso do frete

Lula sanciona lei que aumenta punições para quem desrespeitar o piso do frete, endurece a fiscaliz...
Novos CNPJs passam a ter letras e números a partir desta sexta-feira; entenda a mudança

MUDANÇA NO CNPJ

Novos CNPJs passam a ter letras e números a partir desta sexta-feira; entenda a mudança

Alteração vale apenas para inscrições emitidas pela Receita Federal a partir de 31 de julho e n�...
Vendaval deixa mais de 510 mil imóveis sem energia e causa três mortes no Rio

VENDAVAL

Vendaval deixa mais de 510 mil imóveis sem energia e causa três mortes no Rio

Rajadas superiores a 100 km/h derrubaram árvores, interromperam serviços de transporte e provocara...