Dia da Conscientização do Pinguim
Pinguins são excelentes indicadores da saúde dos oceanos devido à sua sensibilidade às mudanças em seu habitat
Comemorado nesta segunda-feira (20), o Dia da Conscientização do Pinguim tem como objetivo alertar sobre a importância da preservação dessas aves. Existem mais de 15 espécies de pinguins, que são excelentes indicadores da saúde dos oceanos devido à sua sensibilidade às mudanças em seu habitat. O dia foi criado na década de 2000, possivelmente como resultado dos crescentes esforços para a conservação dessas espécies.
Em 20 de janeiro de 2006, foi fundada a Penguin Foundation, uma organização dedicada a proteger os pinguins da contaminação causada pela atividade humana. Para celebrar a data, algumas cidades que não têm pinguins em seus habitats naturais organizam eventos como passeios virtuais, apresentações sobre a alimentação dos pinguins e atividades escolares com o tema desses animais.
Nas regiões mais frias, onde os pinguins habitam, é comum a realização de desfiles de fantasias e outras atividades para promover a conscientização sobre a importância dessas aves para o equilíbrio ambiental. Diversas organizações aproveitam o dia para reforçar a necessidade de preservar as espécies, realizando arrecadações, promovendo adoções simbólicas e divulgando campanhas.
A Penguin Foundation, por exemplo, oferece a adoção simbólica de pinguins, com os recursos arrecadados sendo direcionados para a proteção de seus habitats. Os pinguins passam a maior parte de suas vidas no gelo ou na água, e suas colônias podem variar em tamanho, desde algumas dezenas até milhões de indivíduos.