O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 23 de fevereiro de 2025
Publicidade
Campanha de prevenção

Janeiro Roxo destaca a importância do diagnóstico e tratamento da hanseníase

As orientações fornecidas durante a campanha Janeiro Roxo fazem referência ao Dia Mundial da Hanseníase, que ocorrerá no próximo dia 26 de janeiro. Entre as iniciativas realizadas estão a educação em saúde e a mobilização das prefeituras

Postado em 20 de janeiro de 2025 por Letícia Leite
Foto de Capa 2025 01 20T105156.396
Em 2024, foram contabilizados 786 novos casos da doença no estado, cerca de 3% a menos do que em 2023, quando as equipes registraram 816 casos de hanseníase. Foto: Iron Braz

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES/GO) chama a atenção da população para a relevância do diagnóstico precoce e do tratamento da hanseníase. Por muito tempo, a doença foi alvo de estigmas, mas atualmente conta com tratamento gratuito oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Quando identificada precocemente, a hanseníase apresenta boas perspectivas de cura. No estado de Goiás, 8,8% dos pacientes diagnosticados no ano anterior apresentavam grau 2 de incapacidade física, indicando um diagnóstico tardio.

Janeiro roxo

As orientações fornecidas durante a campanha Janeiro Roxo fazem referência ao Dia Mundial da Hanseníase, que ocorrerá no próximo dia 26 de janeiro. Entre as iniciativas realizadas estão a educação em saúde e a mobilização das prefeituras.

Em 2024, foram contabilizados 786 novos casos da doença no estado, cerca de 3% a menos do que em 2023, quando as equipes registraram 816 casos de hanseníase.

Doença negligenciada

“Precisamos aumentar a detecção precoce dos casos, e por isso, é necessária uma força-tarefa entre os gestores municipais, médicos, enfermeiros e fisioterapeutas de unidades de saúde na promoção de ações de conscientização”, explica a coordenadora Estadual de Doenças Negligenciadas da SES-GO, Eunice Salles.

Ela acrescenta que o diagnóstico precoce e a correta administração de antibióticos evitam o agravamento do quadro do paciente.

Sintomas neurológicos

Causada por uma bactéria, a doença se manifesta com sintomas neurológicos, como:

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também