domingo, 13 de setembro de 2026
ESTADOS UNIDOS

Em aceno à direita, Trump toma posse da presidência dos EUA

Eleito para seu segundo mandato, o republicano não poupou críticas a Biden e tratou das prioridades de seu governo

Thiago Borgespor em
Em aceno à direita, Trump toma posse da presidência dos EUA
Foto: Isac Nobrega/PR

Oficialmente presidente dos Estados Unidos, Donald Trump tomou posse do cargo presidencial na última segunda-feira, 20, em uma cerimônia no Capitólio, em Washington D.C. Trump discursou e tratou das prioridades que irão guiar o país no seu segundo e último mandato como presidente dos Estados Unidos – desde 1951, os presidentes podem exercer no máximo dois mandatos, consecutivos ou não.

“A era de ouro dos Estados Unidos começa neste momento”, disse Trump, iniciando seu discurso. O presidente criticou o governo do antecessor Joe Biden, dizendo que o democrata não conseguiu administrar uma “simples crise doméstica” e acumulou eventos “catastróficos” em outros países. 

Além disso, o republicano garantiu que o país vai “retomar” a prosperidade. “Os EUA vão retomar o lugar de nação mais grandiosa e próspera, voltaremos a ser respeitados em todo o mundo. Nossa soberania será recuperada, nossa segurança será restaurada. A balança da Justiça será reequilibrada. Seremos prósperos, orgulhosos, fortes e vamos vencer como nunca antes. De hoje em diante, os EUA serão uma nação livre, soberana e independente”.

Trump também abraçou a religiosidade em seu discurso, dizendo que sua vida foi “salva por Deus para tornar a América grande novamente”, citando o seu característico slogan “Maga” (Make America Great Again). “Não vamos esquecer do nosso país. Não vamos esquecer nossa Constituição, e não vamos esquecer nosso Deus”, completou. 

Leia mais: Trump coloca Cuba de volta à lista de “patrocinadores do terrorismo”

O tom quase que messiânico adotado por Trump não surpreende. A postura do presidente foi firme e com falas direcionadas ao nacionalismo, o protecionismo e as pautas conservadoras, como de costume dos líderes à direita ao redor do mundo. “Minha eleição é um mandato para reverter completamente essas traições horríveis e dar de volta às pessoas a fé, riqueza, democracia e sua liberdade. A partir deste momento, o declínio da América acabou”, afirmou.

Trump também garantiu que irá “encerrar a política do governo de tentar introduzir raça e gênero em todos os aspectos da vida privada americana”. As aspas do republicano ecoaram nos ouvidos de Biden e Kamala Harris no Capitólio, no que foi visto como uma clara alfinetada aos democratas.

Outra pauta que foi defendida pela antiga gestão americana, o Acordo de Paris será abandonado pelo novo governo. Após o juramento, a Casa Branca anunciou que “o presidente Trump vai se retirar do Acordo de Paris”. Ademais, o presidente não hesitou em afirmar que irá “recuperar” o Canal do Panamá. “A China está operando o Canal do Panamá e nós não o demos à China. Demos o canal ao Panamá e vamos recuperá-lo”, afirmando ainda que o “presente idiota que nunca deveria ter sido dado”.

O discurso da posse não fugiu do tom adotado por líderes à direita ao redor do mundo. A rejeição a pautas progressistas e o clamor pelo patriotismo exacerbado é uma característica dos conservadores. Trump seguiu a cartilha que líderes como Javier Milei, presidente da Argentina, Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel – ambos presentes na cerimônia – e Jair Bolsonaro, ex-presidente da República, seguem à risca. (Especial para O Hoje)

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
acordo de paris Benjamin Netanyahu Bolsonaro China direita Milei Trump

Veja também

pgr

CASO BANCO MASTER

PGR reforça pedido para ministros do STF acessarem celular de Vorcaro

Nova manifestação foi encaminhada ao presidente da Corte antes da análise de questões relacionad...
Caiado deve receber alta neste domingo após internação por pneumonia em São Paulo

RECUPERAÇÃO

Após diagnóstico de pneumonia, Ronaldo Caiado deve receber alta neste domingo (13)

O político publicou neste sábado (12) nas redes sociais que está cada vez melhor e se recuperando
marconi perillo

ELEIÇÕES 2026

Marconi Perillo prioriza saúde e economia em debate esvaziado por adversários em Rio Verde

Ex-governador apresentou projeto para zerar filas médicas e criticou a falta de comparecimento de c...
celina leão

POLÍTICA

“É fruto da gestão e do trabalho”, diz Celina sobre liderança de 40% no Datafolha no DF

Governadora atribui avanço nas pesquisas ao trabalho da gestão e cita entregas nas áreas de saúd...
daniel vorcaro

CASO BANCO MASTER

PF marca depoimento de Daniel Vorcaro para 15 de setembro

Oitiva trata de suspeitas envolvendo operações do Banco Master com o BRB e ocorre em meio a novas ...
Marconi Perillo (PSDB) e Luis Cesar Bueno (PT) no debate da TV Sucesso. (Imagem: Reprodução/Captura de tela/YouTube/TVSucesso BAND)

ELEIÇÕES 2026

Daniel Vilela e Wilder Morais ficam fora de debate em Rio Verde

Governador Daniel Vilela (MDB) e o senador Wilder Morais (PL) ficaram de fora do encontro, que reuni...
pablo marçal

ELEIÇÕES 2026

TSE rejeita por unanimidade candidatura de Pablo Marçal para presidência

Decisão unânime foi tomada nesta sexta-feira (11), após análise de questões relacionadas à ine...
celina leão

Reforço na saúde estadual

Celina Leão nomeia 300 médicos para reforçar saúde no DF

Profissionais foram nomeados para atuar na rede pública, com atenção às áreas de urgência e em...