Governo avalia construção de aeroportos executivos no Pará para a COP30
Proposta visa atender ao aumento do fluxo de autoridades e voos
O Governo Federal estuda a construção de dois aeroportos executivos no Pará em preparação para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em Belém em novembro.
A proposta visa atender ao aumento do fluxo de autoridades e voos, com previsão de instalação de um aeroporto na região metropolitana de Belém e outro na Ilha de Marajó, a 140 km da capital. Segundo o Ministério do Turismo, análises de viabilidade já estão em andamento para que as estruturas estejam operacionais durante o evento.
Leia mais: Alego aprova LOA 2025 com mais de mil emendas parlamentares
Além da logística, o governo anunciou a liderança da COP30, com o embaixador André Aranha Corrêa do Lago como presidente e Ana Toni, secretária nacional de Mudança do Clima, como diretora-executiva.
Os representantes terão o desafio de coordenar o evento, que marca os 10 anos do Acordo de Paris, momento em que os países signatários deverão revisar suas metas climáticas.
Outro tema central da COP30 será o financiamento de ações contra as mudanças climáticas, questão que tem gerado debates intensos, mas com avanços limitados nas últimas edições da conferência.