O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 24 de janeiro de 2025
Mais impostos

Caiado aciona justiça contra cobrança de ICMS sobre energia solar

Governador afirma que a cobrança do imposto é uma imposição federal que vai contra os princípios da Constituição Estadual

Postado em 24 de janeiro de 2025 por Bruno Goulart
Caiado aciona justiça contra cobrança de ICMS sobre energia solar
Foto: Divulgação

O governador Ronaldo Caiado (UB) e o vice-governador Daniel Vilela (MDB) protocolaram nesta sexta-feira (24) uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) para suspender a cobrança de ICMS sobre o excedente de energia elétrica gerada por centrais de microgeração e minigeração solar.

O objetivo da ação é contestar uma regulamentação que, segundo os gestores, prejudica o Estado e penaliza uma fonte limpa e sustentável de energia.

Caiado explicou que a cobrança do imposto sobre o excedente de energia solar é uma imposição federal que vai contra os princípios da Constituição Estadual.

Leia mais: Isolado pelo PL goiano, Vitor Hugo segue sendo o “preferido” de Bolsonaro

Para o governador, a energia devolvida à rede não configura operação mercantil, pois é apenas uma compensação pelo consumo, sem envolver a circulação de mercadorias. “A cobrança do ICMS sobre a energia solar é inadmissível e precisamos garantir que a Constituição Estadual seja respeitada”, afirmou Caiado.

Além da ADI, o governo goiano busca no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) a autorização para isentar o ICMS, visto que Goiás, estando em Regime de Recuperação Fiscal (RRF), não pode adotar a medida de forma unilateral. A ação também visa garantir a devolução dos valores cobrados sobre o excedente de energia no mês de dezembro, reforçando o compromisso do governo em evitar o aumento da carga tributária.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também