Brasileiros deportados dos EUA relatam maus-tratos durante voo
Grupo de 84 deportados desembarcou em Belo Horizonte; governo brasileiro promete cobrar explicações
Um grupo de 84 brasileiros deportados dos Estados Unidos desembarcou na noite de sábado (25/1) no Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, após enfrentarem situações degradantes durante o voo americano.
Os passageiros relataram problemas com alimentação, falhas técnicas na aeronave, maus-tratos e agressões. Outros quatro brasileiros permaneceram em Manaus, onde o voo fez uma escala inicial.
O Ministério das Relações Exteriores emitiu nota condenando o tratamento dado aos deportados e anunciou que cobrará explicações do governo de Donald Trump.
Leia mais: Recado de Bolsonaro a Wilder escancara crise no PL goiano
Brasileiros deportados
Desde que tomou posse em 20 de janeiro, Trump intensificou a repressão a imigrantes indocumentados, aumentando deportações em voos militares. Na noite deste sábado (25), o chanceler Mauro Vieira reuniu-se em Manaus com autoridades brasileiras para ouvir relatos sobre as condições do voo.
O transporte dos brasileiros de Manaus a Minas Gerais foi realizado por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), disponibilizado pelo governo federal.
Eles seguiram viagem já desalgemados, após o Ministério da Justiça classificar o uso de algemas pelos americanos como um desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros.