O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025
PublicidadePublicidade
MIP-GO

Ferramenta analisa setores-chave da economia estadual

A Matriz foi elaborada com base nas Tabelas de Recursos e Usos (Trus) de 131 produtos e 67 setores econômicos, permitindo uma visão detalhada dos fluxos de produção, consumo intermediário e demanda final

Postado em 10 de fevereiro de 2025 por Letícia Leite
Foto de Capa 2025 02 10T115058.292
Iniciativa possibilita visão aprofundada dos fluxos de produção, consumo intermediário e demanda final, e auxiliará na formulação de políticas públicas e estratégias de investimento para o Estado. Foto: Denis Marlon

O Governo de Goiás anunciou, nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, a Matriz Insumo-Produto do Estado de Goiás (MIP-GO), uma iniciativa pioneira realizada pela Secretaria da Economia, em colaboração com a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) e a Universidade Federal de Goiás (UFG), a partir de um acordo firmado entre as entidades. Essa ferramenta analítica, que facilita a análise da economia local, pode ser acessada no site da Economia (goias.gov.br/economia/matriz-de-insumo-produto-de-goias/).

Um dos principais destaques da MIP-GO é o grau de detalhamento. A Matriz foi elaborada com base nas Tabelas de Recursos e Usos (Trus) de 131 produtos e 67 setores econômicos, permitindo uma visão detalhada dos fluxos de produção, consumo intermediário e demanda final.

A seleção dos setores foi orientada por quatro critérios principais: participação no comércio internacional, valor bruto da produção, geração de empregos e incentivos fiscais. A matriz foi desenvolvida para o ano de 2019, adotado como ano-base devido à estabilidade dos dados, não impactados por distorções da pandemia de Covid-19.

“A MIP-GO permite análises detalhadas de como produção, emprego e renda respondem às mudanças na demanda final, auxiliando na formulação de políticas públicas e estratégias de investimento na economia goiana”, explica o secretário da Economia, Francisco Sérvulo Freire Nogueira.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também