Ficaslização identifica descarte irregular de lixo hospitalar
No local, foram encontrados materiais contaminados, como seringas, tubos com sangue, luvas e outros resíduos hospitalares, descartados de forma irregular em uma propriedade particular
![Ficaslização identifica descarte irregular de lixo hospitalar Foto: Jhonney Macena](https://ohoje.com/wp-content/uploads/2025/02/Foto-de-Capa-2025-02-11T141653.672-1024x576.png)
As equipes da Operação Aparecida Limpa identificaram, na manhã desta terça-feira (11), um despejo ilegal de lixo hospitalar contaminado no setor Chácara São Pedro, em Aparecida de Goiânia. A ação, coordenada pelas Secretarias de Segurança Pública, Meio Ambiente (SEMMA) e Saúde, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Vigilância Sanitária, reforça o compromisso da gestão municipal em combater crimes ambientais e manter a cidade limpa.
No local, foram encontrados materiais contaminados, como seringas, tubos com sangue, luvas e outros resíduos hospitalares, descartados de forma irregular em uma propriedade particular. O comandante da GCM, inspetor Sobral, destacou que as fiscalizações serão intensificadas. “Estamos reforçando as ações de monitoramento para garantir que crimes como esse sejam severamente punidos. Essa é uma determinação do prefeito Vilela”, afirmou.
O hospital responsável pelo descarte irregular foi identificado e será autuado pela Vigilância Sanitária. Segundo a legislação vigente, crimes ambientais dessa natureza podem resultar em multas que variam de R$ 5 mil a R$ 50 milhões, além de outras sanções, dependendo da gravidade do dano causado. “O descarte inadequado de lixo hospitalar, que deveria ser incinerado, pode configurar crime ambiental, com penas que incluem reclusão de dois a quatro anos”, explicou o superintendente de Vigilância em Saúde Ambiental, Iron Pereira.
Leia mais: Armas e explosivos são encontradas em residência de sequestrador que matou PM
O coordenador de fiscalização ambiental, Wislem Ricardo, alertou sobre os riscos dessa prática para a população e o meio ambiente. “O despejo irregular de resíduos hospitalares não apenas contamina o solo, mas também representa uma ameaça direta à saúde pública. Precisamos de mais conscientização, mas a prefeitura continuará monitorando e responsabilizando os envolvidos, adotando sempre as medidas legais cabíveis”, destacou.
A Operação Aparecida Limpa reflete o compromisso da gestão municipal com a proteção ambiental, a saúde pública e a qualidade de vida dos moradores. Desde o início da gestão, diversas ações de limpeza e recolhimento de lixo e entulho têm sido realizadas para eliminar pontos de descarte irregular nos bairros.
A população pode colaborar denunciando casos de descarte ilegal pelos telefones (62) 3238-7243, (62) 98459-1661 ou pelo número 153.