O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025
Articulação política

“Lei da Ficha Limpa não será desmontada”, diz Accorsi 

Direita quer alterar legislação para permitir candidatura de Bolsonaro em 2026

Postado em 11 de fevereiro de 2025 por Felipe Cardoso
Adriana Accorsi foto reprodução
Adriana Accorsi foto reprodução

A deputada federal delegada Adriana Accorsi (PT) saiu em defesa da Lei da Ficha Limpa, que visa promover a transparência e a moralidade política no país, e que, segundo ela, está sob ameaça por ação de políticos aliados do ex-presidente Bolsonaro. Eles querem alterar a legislação para permitir, em 2026, a candidatura de Bolsonaro, que está inelegível até 2030.

“Isso é muito preocupante, não podemos aceitar retrocessos que podem ter consequência graves para a democracia do país. A Lei da Ficha Limpa foi uma conquista do povo brasileiro e não será desmontada para beneficiar corruptos”, declarou a deputada. 

A Lei da Ficha Limpa é de iniciativa popular. Elaborada por um grupo de juristas, foi enviada ao Congresso Nacional com 1,6 milhão de assinaturas e aprovada em 2010. Pela norma, os condenados por crimes políticos graves, como corrupção, lavagem de dinheiro e outros delitos que comprometam a integridade pública, ficam impedidos de se candidatar por oito anos a partir das infrações cometidas.

Leia mais: Deputado envia projeto de lei que altera a Lei da Ficha Limpa

De acordo com Adriana Accorsi, o tema deve ser destaque em Brasília nesta semana. Ela argumenta que políticos da direita estão se mobilizando para forçar a tramitação de um projeto de lei complementar para diminuir o tempo de inelegibilidade. 

Outra proposição exige uma condenação na Justiça civil comum para a inelegibilidade. As duas propostas beneficiaram o ex-presidente que foi condenado por abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação durante a campanha eleitoral de 2022.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também