O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025
PublicidadePublicidade
mulheres na música

Goiás tem samba, tem história e tem mulheres no comando

Com um álbum autoral e uma produção majoritariamente feminina, o projeto “Dona Neuma e as Mulheres na Roda de Samba” homenageia a trajetória de Dona Neuma, ícone do samba goiano, e fortalece o espaço da mulher na música

Postado em 12 de fevereiro de 2025 por Luana Avelar
Foto: Gustavo Pozzatti
Foto: Gustavo Pozzatti

A música goiana ganha uma nova marca com o lançamento do projeto “Dona Neuma e as Mulheres na Roda de Samba”. A iniciativa, que homenageia o talento e a ancestralidade da compositora Dona Neuma, resulta em um álbum recheado de canções autorais que capturam a essência do samba genuinamente goiano. Além de fortalecer o mercado musical, o projeto contribui para a visibilidade das mulheres na música, com uma produção majoritariamente feminina, tanto na frente quanto atrás das câmeras.

O evento, que conta com uma Live Session no dia 15 de fevereiro às 20h, tem um cortejo animado pelo Bloco Tambores do Orum, começando às 16h, na Quadra de Esportes do Itatiaia. O cortejo serve de “esquenta” para a noite de lançamento das músicas “Lembranças do Morro”, “Samba da Paixão”, “Autoestima”, “Espelho da Saudade” e “Carnaval”, o primeiro registro profissional em vídeo das obras de Dona Neuma.

Idealizadora do projeto, Conceição de Marianna, ressalta a importância da artista como uma verdadeira dissidência da diáspora africana no Brasil. “Dona Neuma é uma dissidência da diáspora africana no Brasil e suas composições demarcam sua ancestralidade a partir do seu lugar de vivência e memória. O samba de Dona Neuma é genuinamente goiano, carrega a negritude com toques de pagode de viola, músicas do interior do país”, afirma.

Yah Luz, produtora executiva do projeto, destaca Dona Neuma como uma verdadeira matriarca das mulheres no samba. “Ela é uma mulher preta que resiste e acredita na arte e isso é inspirador. Em suas composições ela traz história, força e resistência formando não só um público para o samba, mas também trazendo consciência e empoderamento para gerações de mulheres”, diz Yah.

Dona Neuma, natural de Morrinhos, Goiás, começou sua jornada no samba ainda criança, ao lado de sua família, sendo influenciada por festas tradicionais e programas de televisão. Com o tempo, começou a compor suas próprias músicas, inspiradas nas experiências de sua vida. Músicas como “Lembranças do Morro”, uma homenagem ao seu pai, e “Samba da Paixão”, que reflete um amor não correspondido, têm um valor pessoal imenso para a artista. As canções “Autoestima”, “Espelho da Saudade” e “Carnaval” também são marcantes, cada uma abordando temas reais e importantes para a compositora.

Dona Neuma se orgulha do reconhecimento de seu trabalho e espera que o público cante suas músicas com entusiasmo. “Uma mulher negra como eu, sambista, acho muito importante para a nossa cidade. Pois, vemos mais a classe masculina dominar a música local. A roda de samba das mulheres está aí para defender o nosso espaço”, finaliza a artista.

O projeto, que teve apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia (Secult Goiânia), por meio da Lei Paulo Gustavo (Edital 001/2023 de Videoclipe), marca um capítulo na história da música goiana, dando visibilidade a uma artista que, com sua força e resistência, continua a escrever o legado do samba em Goiás.

SERVIÇO

Live Session com canções autorais da Dona Neuma do Samba

Quando: sábado (15/02), às 20h

Onde: Bar do Leandro (Rua R-12 setor Itatiaia – Goiânia-GO)

Mais informações: @mulheresnarodadesamba_go

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também