O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025
PublicidadePublicidade
Operação Panaceia

Ministro do STF suspende investigação da PF contra Marconi Perillo

Gilmar Mendes determinou suspensão das investigações, até que reclamação da defesa de Marconi seja julgada em definitivo

Postado em 12 de fevereiro de 2025 por Thiago Borges
Ministro do STF suspende investigação da PF contra Marconi Perillo
Foto: Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, determinou em decisão liminar a suspensão do inquérito da Polícia Federal (PF) que tem como alvo de busca e apreensão o ex-governador e presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo. 

A defesa de Marconi protocolou uma reclamação e um pedido de suspensão ao Supremo. Em nota, alegaram que “a defesa tem sustentado desde o princípio a ilegalidade e o excesso da medida cautelar, especialmente em razão da contemporaneidade”. O advogado do tucano, Romero Ferraz Filho, também negou “qualquer irregularidade cometida” por Marconi. 

Além disso, a defesa aponta a prerrogativa de foro, visto que as investigações da PF se relacionam com o período em que Marconi governava o estado. Logo, as medidas deveriam ter sido autorizadas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Leia mais: Marçal descarta ser vice de Gusttavo Lima

O ministro Mendes determinou a suspensão do inquérito até que a reclamação seja julgada em definitivo. Além disso, Gilmar solicitou informações sobre o caso para a 11ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Goiás, que autorizou a operação da PF. 

A PF deflagrou, na última quinta-feira (2), a operação Panaceia. O inquérito apura o desvio de dinheiro na área da saúde em Goiás. A operação aconteceu em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU) e a Receita Federal (RF) que apontaram que os atos ocorreram entre os anos de 2012 a 2018. Segundo as investigações, os desvios ocorreram pela subcontratação da organização social Instituto Gerir, que geriu dois hospitais estaduais entre 2012 e 2018. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também