sexta-feira, 25 de setembro de 2026
cinema brasileiro

“Hora do Recreio” disputa prêmios no Festival de Berlim

Documentário de Lúcia Murat concorre a prêmios importantes na seção Generation 14 Plus e ao Prêmio Anistia Internacional

Luana Avelarpor em
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O documentário brasileiro “Hora do Recreio”, dirigido por Lúcia Murat, está fazendo sucesso no Festival de Berlim 2025, competindo em três categorias de premiação. O filme foi selecionado para a mostra Generation 14 Plus, voltada para o público adolescente e jovem, e concorre ao prêmio de Melhor Documentário, além de estar na disputa pelo Prêmio Anistia Internacional, que reconhece obras que abordam questões de direitos humanos. A 75ª edição do Festival de Berlim ocorrerá entre 13 e 23 de fevereiro.

A estreia mundial do filme está marcada para 16 de fevereiro, com a presença da diretora Lúcia Murat e da atriz Brenda Viveiros, que interpreta Clara. Os vencedores serão anunciados no dia 22 de fevereiro.

A obra utiliza uma abordagem que mescla elementos documentais e ficcionais para discutir a educação no Brasil sob a ótica de alunos do ensino fundamental e médio. O filme aborda temas como evasão escolar, racismo, tráfico de drogas, violência contra a mulher e gravidez precoce. Os jovens atores interpretam uma peça teatral baseada no livro “Clara dos Anjos”, de Lima Barreto, estabelecendo um paralelo entre a história da personagem e suas próprias vivências nas comunidades.

Lúcia Murat expressou sua satisfação com as indicações, ressaltando a força do filme e a importância de sua seleção para disputar múltiplos prêmios no festival. A distribuição do documentário no Brasil será realizada pela Imovision, com o apoio de diversas instituições. A data de lançamento nos cinemas brasileiros ainda não foi divulgada.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Festiva na Pegada reúne Mari Fernandes e Mateus Fernandes em Goiânia

ENTRETENIMENTO

Festiva na Pegada reúne Mari Fernandes e Mateus Fernandes em Goiânia

Evento será realizado em 12 de dezembro e terá shows, DJs, open bar e open churrasco premium
Plano de saúde para pets vira benefício oferecido por empresas; veja como funciona

BENEFÍCIOS PROS AU-MIGOS

Plano de saúde para pets vira benefício oferecido por empresas; veja como funciona

Serviço oferece acesso a clínicas e hospitais veterinários mediante mensalidade; 92% dos brasilei...
Horóscopo do dia (25/09): veja as previsões para o seu signo

ASTROS

Horóscopo do dia (25/09): veja as previsões para o seu signo

Previsões indicam oportunidades no trabalho, conversas importantes no amor e atenção antes de tom...
rosto

saúde

Seu rosto precisa mesmo seguir uma tendência? Médico explica os riscos de mudar a fisionomia por influência das redes

Autor de "Seu rosto não é moda" explica por que o algoritmo sabe o que está na moda, mas não o q...
Drauzio Varella tentará cadeira na Academia Brasileira de Letras

após Sessão da Saudade

Drauzio Varella tentará cadeira na Academia Brasileira de Letras

Médico e escritor de 83 anos pretende concorrer à vaga 32, que pertenceu a Ariano Suassuna antes d...
Amigo de piloto diz que helicóptero de Rick tinha problemas

JÁ TINHA RELATADO FALHAS

Amigo de piloto diz que helicóptero de Rick tinha problemas

Homem afirmou que piloto já havia relatado falhas principalmente em dias de chuva; documentos apont...
Sertanejo Série A reúne Maiara & Maraisa e Naiara Azevedo em Goiânia

SERTANEJO

Sertanejo Série A reúne Maiara & Maraisa e Naiara Azevedo em Goiânia

Festival será realizado no estacionamento do Estádio Serra Dourada no dia 12 de dezembro
Netflix renova Casamento às Cegas Brasil e nova temporada terá cenas em Goiás

REALITY SHOW

Netflix renova Casamento às Cegas Brasil e nova temporada terá cenas em Goiás

Sexta temporada já foi gravada e deverá estrear em 2027, novamente com Camila Queiroz e Klebber To...