Entorno do DF se organiza por vice de Daniel Vilela
Ex-prefeito de Valparaíso de Goiás cita região como segunda maior densidade eleitoral do Estado e crucial para reeleição de Caiado
![Entorno do DF foto reprodução](https://ohoje.com/wp-content/uploads/2025/02/5-nota-foto-reproducao.jpg)
As lideranças políticas da Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal devem se organizar para mostrar força, a fim de garantir uma vaga na chapa de Daniel Vilela (MDB) ao governo de Goiás, em 2026. O vice-governador é o sucessor natural do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e terá pela frente um desafio de contemplar aliados para amparar em seu grupo rumo ao Palácio das Esmeraldas.
Ex-prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró (MDB) é um dos nomes ventilados. Ele, contudo, afirma ser cedo para falar em nome, mas antecipa ao Jornal O HOJE que a ideia é garantir que o vice na chapa seja do entorno.
Pábio cita que a região é a segunda em eleitores no Estado e ajudou a definir a eleição do governador Ronaldo Caiado, em primeiro turno, em 2022. “O que temos passado é que precisamos estar unidos. Com a maturidade para garantir essa união, poderemos brigar por espaço na chapa majoritária”, relatou.
Mossoró não coloca o próprio nome, mas também não recusa a ideia. Ele cita que o entorno possui lideranças que agregariam à chapa, inclusive prefeitos eleitos e em atuação. Ele destaca o gesto de Águas Lindas de Goiás, Dr. Lucas (União Brasil), e também o chefe do Executivo de Luziânia, Diego Sorgatto (União Brasil).
A conversa, contudo, deve ficar mais para frente. O próprio Daniel Vilela não trata do tema, no momento. Fontes ligadas ao vice-governador também afirmam ao veículo de comunicação que, no momento, tudo é especulação. Ou seja, muito cedo.
Vilela
Recentemente, Daniel Vilela participou de entrevista ao Jornal O HOJE e falou sobre o Senado. Segundo ele, o grupo político do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) fará a primeira-dama, Gracinha Caiado, a senadora mais bem votada da história do Estado.
“Nós vamos discutir o Senado mais à frente, a única coisa que nós temos decidido é que nós faremos da Dona Gracinha [Caiado], a senadora mais votada da história de Goiás”, disse Vilela.
Leia mais: Zé Mário, um nome estratégico do projeto político de Caiado
Na sequência, o vice-governador ainda completou. “Não só por ser esposa do governador Caiado, mas principalmente pela liderança política que ela tem exercido dentro do governo e no estado de Goiás. Ela se relaciona com os prefeitos, é a primeira-dama, lidera uma série de projetos importantes que fizeram de Goiás hoje, a maior rede de proteção social, uma grande referência também”, elogiou Daniel.
Viagem
Caiado viajou para a Índia no sábado (8), onde cumprirá uma extensa agenda institucional e compromissos empresariais. É a décima vez que o vice-governador Daniel Vilela assume o cargo interinamente.
Daniel irá permanecer por 14 dias no cargo. Uma fonte revelou em off para a reportagem do jornal O Hoje que as agendas do vice-governador no comando do Executivo estadual devem se intensificar no interior goiano. O emedebista deve se concentrar em vistorias e entregas de obras.
Ao assumir pela décima vez a governadoria do estado, Vilela começa a se acostumar com a principal cadeira do Palácio das Esmeraldas. O vice-governador é o sucessor natural de Caiado, que deve renunciar ao Executivo em 2026 para se preparar para disputar a presidência da República.