Zé Mário, um nome estratégico do projeto político de Caiado
Ex-deputado está no rol dos poucos nomes de confiança do governador, seu amigo-político que sonha em se tornar presidente
![Caiado e Zé Mario foto reprodução](https://ohoje.com/wp-content/uploads/2025/02/5-foto-reproducao.jpg)
O ex-deputado federal por Goiás, José Mário Schreiner, ou simplesmente Zé Mário como é conhecido por muitos, é visto como uma figura estratégica para o projeto político do governador Ronaldo Caiado (UB).
Ele, que é presidente do Sistema Faeg, da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás, é interpretado como um nome de peso e de forte influência nos bastidores da política goiana e nacional.
Atual vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) — já circulam comentários de que, em breve, vai assumir a direção do grupo —, o político pode consolidar um atalho para o governador rumo à presidência.
O político é visto como um homem de bastidor. Como se não bastasse, está no rol dos poucos nomes de confiança do governador. Por isso, o entendimento comum é que pode atuar como uma espécie de mola propulsora em relação ao projeto encabeçado pelo chefe de estado de olho na presidência da República em 2026.
Uma vez na cadeira de presidente da CNA, Zé Mário teria ainda mais penetração em regiões estratégicas do País, o que é lido como essencial para não apenas tornar Caiado mais conhecido, como também fundamental para resgatar a imagem do gestor como um dos maiores líderes do agronegócio do País.
Fontes consultadas pela reportagem do O Hoje atestam que Zé Mario não mediria esforços na tentativa de catapultar aos quatro cantos do País o projeto de Caiado. O trabalho em meio ao agronegócio é visto como essencial especialmente em um cenário onde as lideranças do União Brasil dão, cada vez mais, sinais de divergência em relação ao projeto político para 2026.
O racha entre lulistas e antilulistas acirra a ramificação que existe dentro do partido e aprofunda problemas internos. Na página oficial do União Brasil, o presidente do partido, Antônio de Rueda, reforça em matéria divulgada o nome de Caiado para 2026. A tacada ocorre em paralelo ao avanço do União Brasil em meio a base do atual governo. Com cada vez mais espaço no alto escalão de Lula, figuras como Celso Sabino, do Turismo, e Juscelino Filho, das Comunicações, não titubeiam ao defender a reeleição de Lula. Mais que isso: em trabalhar no convencimento de outras lideranças.
Leia mais: Destino político de Gusttavo Lima pode ser União Brasil de Caiado
Enquanto isso, Caiado tem se preocupado em fazer o dever de casa. O governador tem disparado cada vez mais contra as ações do Governo Federal, e, claro, de seu maior representante, o presidente Lula.
Uma agenda nacional tem sido construída a fim de levar a mensagem goiana aos quatro cantos do Brasil. Isso porque, para chegar forte na corrida eleitoral, Caiado tem como principal obstáculo o desafio de se tornar mais conhecido. Recentemente, levantamento da Pesquisa Quaest mostrou que 59% dos entrevistados não o conhecem.
Como se não bastasse, outros dois propensos candidatos “da direita” são largamente mais conhecidos do que o governador de Goiás. Pablo Marçal (PRTB) e Tarcísio de Freitas (PL) possuem atenção midiática por estarem no maior estado do país, em questões políticas e econômicas.
Por esses e outros motivos tem sido atribuído ao nome de Zé Mário uma larga importância. Afinal, um homem de bastidor, com penetração no Congresso, abertura com um dos principais segmentos do País e, sobretudo, que detém a estrita confiança do governador não poderia estar fora dos planos de seu amigo-político que sonha em se tornar presidente.