O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025
Governo Trump

Europa entra em “nova era” após mudanças na política externa dos EUA sob Trump, dizem ministros

deres europeus expressam preocupação com decisões de Trump, mas esperam manter relacionamento com Washington; defesa independente ganha urgência

Postado em 24 de fevereiro de 2025 por Bruno Goulart
Europa entra em "nova era" após mudanças na política externa dos EUA sob Trump, dizem ministros
Foto: Reprodução

Ministros das Relações Exteriores de diversos países europeus afirmaram nesta segunda-feira (24/2) que o continente está diante de uma nova era após a drástica reversão nas políticas externas dos Estados Unidos sob o governo de Donald Trump.

As decisões recentes do presidente americano, como priorizar negociações diretas com a Rússia sobre a guerra na Ucrânia e reduzir o foco na segurança europeia, surpreenderam e preocuparam as autoridades do continente. Kaja Kallas, chefe de política externa da União Europeia (UE), destacou que, apesar das divergências, a Europa espera resolver as diferenças com os EUA, como já ocorreu no passado.

Leia mais: Enquanto PL abraça Mabel, PT se coloca como oposição “responsável” na Câmara

A preocupação com o futuro da relação transatlântica foi reforçada por Friedrich Merz, vencedor das eleições gerais na Alemanha, que questionou se a Otan manterá sua “forma atual” até junho e defendeu a criação de uma capacidade de defesa independente para a Europa.

Caspar Veldkamp, ministro das Relações Exteriores da Holanda, ressaltou que a era iniciada com a queda do Muro de Berlim chegou ao fim e que os europeus precisam se organizar para enfrentar os novos desafios impostos pelas políticas de Trump.

Analistas do Eurasia Group alertaram que a Europa está à beira de um mundo “muito mais perigoso” e que a capacidade de resposta dos líderes europeus nas próximas semanas e meses será crucial para definir o futuro da ordem internacional. Apesar das incertezas, os ministros europeus mantêm a esperança de que o relacionamento com os EUA possa ser preservado, enquanto buscam fortalecer a autonomia estratégica do continente diante de um cenário global em transformação.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também