Vacinação contra febre amarela em Goiás está abaixo da meta, alerta Secretaria de Saúde
Em Goiás, a cobertura vacinal está em 72,77%, abaixo da meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde

A Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) reforçou o alerta sobre a importância da vacinação contra a febre amarela, após a Organização Mundial da Saúde (OMS) destacar mortes causadas pela doença em países das Américas, incluindo o Brasil. Recentemente, foram confirmados 15 casos da doença no país: 13 em São Paulo, 1 em Minas Gerais e 1 em Tocantins. Destes, oito evoluíram para óbito, todos em São Paulo. Nenhuma das vítimas havia sido vacinada. Em Goiás, a cobertura vacinal está em 72,77%, abaixo da meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde.
A vacina contra a febre amarela faz parte do calendário básico de imunização para crianças de 9 meses a menores de 5 anos, com uma dose aos 9 meses e um reforço aos 4 anos. Para a população de 5 a 59 anos não vacinada, é recomendada uma dose única. Apesar de o último caso da doença no estado ter sido registrado em 2017, a SES-GO emitiu um alerta para reforçar a importância da vacinação, especialmente para quem planeja viajar durante o feriado de Carnaval, principalmente para áreas rurais e de mata.
Leia mais: Carro colide com ônibus e coletivo invade agência bancária em Porto Alegre
A febre amarela é uma doença viral transmitida por mosquitos silvestres, principalmente dos gêneros Haemagogus e Sabethes. Tanto humanos quanto macacos podem ser infectados, e a doença pode evoluir de forma grave, com alta letalidade. A SES-GO recomenda que a população busque ativamente a vacinação nas unidades de saúde para prevenir novos casos e garantir a proteção contra a doença.