O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 25 de fevereiro de 2025
LEITURA ''CALIENTE''

Literatura erótica cresce no Brasil e conquista novos leitores

Pesquisa aponta que contos picantes fazem sucesso e ajudam a despertar fantasias

Postado em 25 de fevereiro de 2025 por Thais Aires
Erótica
Os atores Jamie Dornan e Dakota Johnson nos papéis de Christian Grey e Anastasia Steele, no filme 'Cinquenta Tons de Cinza' (Imagem: Universal Pictures)

Desde o fenômeno de Cinquenta Tons de Cinza, a literatura erótica deixou de ser um prazer oculto para ocupar lugar de destaque nas prateleiras e nos dispositivos dos brasileiros. Uma pesquisa realizada pela plataforma Sexlog indica que 72% dos brasileiros já leram pelo menos uma obra do gênero, e 95% desses leitores afirmam que a experiência aumentou sua criatividade sexual.

O estudo revela que o livro Cinquenta Tons de Cinza, de E.L. James, ainda mantém sua popularidade e lidera as preferências, sendo lido por 51,5% dos participantes. Além disso, 59% dos leitores relataram ter fantasias eróticas envolvendo personagens das histórias. Estados como Bahia, Minas Gerais e Paraná destacam-se no consumo dessas obras.

Lançado em 2011, o livro erótico Cinquenta Tons de Cinza narra a intensa relação entre a estudante Anastasia Steele e o empresário Christian Grey, explorando temas de dominação e submissão. O romance tornou-se um fenômeno global, vendendo mais de 5,3 milhões de cópias no Reino Unido e quase 20 milhões em todo o mundo, tornando-se o romance britânico mais vendido da história.

Formato digital também cresce

A mestre em saúde sexual, Gabriela Benvenutti, explicou em entrevista ao Portal Metrópoles, que o formato digital também contribuiu significativamente para a popularização do gênero da literatura erótica no país. “O formato digital também possibilitou mais leitores, principalmente mulheres que podiam ter vergonha de comprar o livro físico e, agora, se sentem mais confiantes”, afirma Gabriela. A acessibilidade e a privacidade proporcionadas pelos e-books incentivam mais pessoas a explorarem o universo da literatura erótica.

Erótica
Livro ”Cinquenta tons de Cinza” segue sendo um fenômeno no Brasil


Benefícios além da leitura

A leitura dessas obras não apenas entretém, mas também serve como fonte de inspiração para apimentar a vida sexual. “Ela permite que a mulher crie uma ambientação, deixa espaço para imaginação, e o prazer vem muito desse lugar”, destaca Gabriela. A imaginação estimulada pelas narrativas pode refletir positivamente na intimidade dos leitores.

Obras eróticas em destaque

Para os interessados em explorar o gênero, a Amazon divulgou uma lista com os livros eróticos mais vendidos no Brasil. Entre os destaques estão títulos como Rompendo Regras, de Liss Moura, que prometem envolver e instigar a imaginação dos leitores. A diversidade de obras disponíveis atende a diferentes gostos e fantasias, ampliando o alcance da literatura erótica no país.

 

 

 

 

Leia também: Pesquisa revela um aumento na qualidade de estudo via streaming de livros

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também