O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 25 de fevereiro de 2025
De olho em 2026

Roberto Naves é afastado da presidência do Republicanos

Partido tem como objetivo eleger dois deputados federais por Goiás na próxima eleição; resultado eleitoral de 2024 não agradou a cúpula do partido

Postado em 25 de fevereiro de 2025 por Thiago Borges
Roberto Naves é afastado da presidência do Republicanos
Foto: Reprodução

As movimentações políticas acontecem a todo momento e, no que tange essas mudanças, elas estão intrinsecamente ligadas aos objetivos dos partidos e líderes políticos. O mais recente rumor da política goiana aponta que o ex-prefeito de Anápolis, Roberto Naves, está de saída do Republicanos. Naves, que assumiu o comando do diretório estadual da legenda em 2023, deve ser substituído em março e caminha para sair da sigla.

O resultado das eleições municipais de 2024 foram pouco animadores para ele e, consequentemente, para o Republicanos. Em primeiro lugar, a gestão de Naves em Anápolis pouco agradou os anapolinos. Já no fim de seu segundo mandato, as pesquisas apontavam que a rejeição do ex-prefeito chegava perto dos 50%. O caos na saúde pública da cidade era um dos fatores que prejudicava a imagem do ex-chefe do Executivo municipal.

Além disso, a candidata apoiada por Naves, Eerizânia Freitas – que atualmente ocupa a Secretaria de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos em Goiânia -, nem ameaçou o deputado estadual Antônio Gomide (PT) e Márcio Corrêa (PL), que venceu a disputa eleitoral, que foram com sobras para o 2º turno no município. 

Ademais, Eerizânia sequer foi uma candidata do Republicanos. Filiada ao União Brasil, a secretária nunca foi um nome do partido e a decisão mostrou que Naves preteriu o partido na disputa em Anápolis. 

Com um olhar mais abrangente para o estado, o resultado eleitoral do Republicanos nas eleições de 2024 foi tímido. O partido – que está em ascensão nacionalmente – angariou em Goiás apenas duas prefeituras: Colinas do Sul, com Onofre; e Nerópolis, com Dr. Luiz. Nenhuma das principais prefeituras goianas ficaram no comando do partido. Além disso, a sigla elegeu apenas 86 vereadores ao redor do estado.  

Leia mais: Barroso diz que denúncia da PGR tem “aparente articulação para golpe”

O resultado pífio do Republicanos nas eleições municipais em Goiás preocupa a cúpula da legenda, que planeja conquistar duas cadeiras da bancada goiana na Câmara dos Deputados em 2026. Com o partido enfraquecido, o caminho para eleger dois deputados federais em Goiás na próxima eleição é ainda mais difícil, porém, uma das vagas é um caminho menos árduo, já que o deputado federal Jefferson Rodrigues deve disputar a reeleição. Com a saída de Roberto Naves, ele também é o favorito para assumir o comando do Republicanos no estado.

Rodrigues é pastor licenciado da Igreja Universal. O perfil conservador e ligado aos religiosos agrada o partido, que tem forte ligação com os evangélicos. A expectativa é que, no comando do parlamentar, o partido ganhe vida nova em Goiás.   

De fato, se comparado a ascensão nacional do Republicanos – o partido foi o sexto com mais prefeituras conquistadas em 2024, com 433 -, o diretório estadual falhou em conquistar resultados eleitorais produtivos para a sigla. 

Atualmente, a legenda ocupa posições de destaque no cenário político nacional, comandando o estado de São Paulo, na figura do governador Tarcísio de Freitas, e a Câmara dos Deputados, presidida por Hugo Motta (PB). Logo, não é surpresa que o deputado federal Marcos Pereira, presidente nacional da sigla, cobre resultados e projete maiores ambições para o partido em Goiás – local com forte apelo religioso e conservador entre os eleitores. (Especial para O Hoje)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também