O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 14 de abril de 2025
Publicidade
Fraude

30 instrutores são suspensos após fraudar aulas práticas em Goiás

Os instrutores residem em diversos municípios, como Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Formosa, Hidrolândia, Trindade e Alexânia

Postado em 26 de fevereiro de 2025 por Eduarda Leão
WhatsApp Image 2025 02 25 at 13.09.36 1 1 1024x565 1
| Foto: divulgação

Foi determinada a suspensão de 30 instrutores de motocicleta (categoria A), pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), após a identificação de um esquema fraudulento no registro de aulas práticas.

A investigação revelou que os profissionais burlavam o sistema de controle da autarquia, simulando aulas que não eram, de fato, ministradas. O caso envolve instrutores em diversos municípios, como Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Formosa, Hidrolândia, Trindade e Alexânia.

De acordo com a auditoria do departamento, os instrutores realizavam a abertura e o fechamento das sessões de maneira irregular. Dentre as infrações constatadas, estão a ativação de aulas sem a presença do aluno, a utilização de biometria digital ou facial de terceiros e o uso de imagens previamente capturadas em celulares para forjar a realização das aulas. Além disso, foram identificadas situações em que especialistas iniciavam as aulas de dentro de residências, carros de passeio ou até mesmo fumando.

O presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, afirmou que a autarquia não irá tolerar desvios de conduta e enfatizou a importância da transparência e da ética no processo de formação de condutores. “Quem quer trabalhar com honestidade e transparência tem nosso apoio. Agora aqueles que estão de brincadeira, tentando levar vantagem enquanto prejudica toda a sociedade, devem ficar atentos, porque a casa vai cair”, alertou.

A auditoria também revelou que alguns instrutores utilizavam fotos armazenadas em celulares para burlar o reconhecimento facial exigido pelo sistema. Segundo o delegado, a fraude compromete gravemente a formação de novos condutores, podendo resultar em aumento de acidentes no trânsito. 

“Seguimos vigilantes para coibir práticas criminosas e garantir a qualidade do processo de formação de condutores, contribuindo assim para a segurança viária e a redução de acidentes no trânsito”, destacou.

Os Centros de Formação de Condutores (CFCs) credenciados devem comprovar a realização efetiva das aulas práticas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

Conforme a Resolução 789/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o candidato à habilitação na categoria A deve cumprir pelo menos 20 horas-aula de prática de direção, enquanto para adição de categoria o mínimo exigido é de 15 horas-aula. O Detran-GO constatou que a fraude permitia que candidatos recebessem a CNH sem cumprir essas exigências.

A fiscalização também averigua se as práticas irregulares eram incentivadas pelos proprietários das autoescolas. “Se a conduta é apenas dos instrutores, uma conduta individual, ou se havia orientação dos proprietários das autoescolas nessa fraude que acaba dando vantagem para todas as partes, para o aluno, para o instrutor, talvez pela escola. Paga e paga e leva, é assim?”, questionou Waldir.

Vale ressaltar que, de acordo com dados da Delegacia Especializada em Investigações de Crimes de Trânsito de Goiânia (Dict), de 2022 até março de 2024, a cidade contabilizou 458 óbitos em acidentes, sendo que 269 deles (58,7%) envolvendo motociclistas.

O Detran-GO reforça que continuará intensificando as auditorias para coibir irregularidades e garantir que a CNH seja concedida apenas àqueles que realmente cumprem as exigências legais e estão aptos a dirigir.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também