O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 14 de dezembro de 2025
Eleições 2026

Mais da metade da população de sete estados não conhece Caiado

Governador tem uma parcela significativa, nos mesmos estados, de pessoas que o conhecem, mas que não votariam nele para presidência  

Raunner Vinicius Soarespor Raunner Vinicius Soares em 27 de fevereiro de 2025
Ronaldo Caiado (União Brasil)
Fonte: Lula Marques/Agência Brasil

Pesquisa publicada nesta quarta-feira (26) mostra que mais da metade da população de sete estados não conhece o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil). O entorno do mandatário admite que um dos grandes desafios da candidatura para a presidência em 2026 perpassa por se tornar conhecido para uma parcela mais significativa dos brasileiros. O resultado, divulgado pela Genial/Quaest, entra em consonância com uma reportagem exclusiva do Jornal O Hoje, publicada anteriormente no impresso, que identifica que a busca do gestor estadual é alavancar o próprio nome, tendo em vista que é o menos conhecido entre outros possíveis postulantes da direita.  

A pesquisa revela que no estado de São Paulo, 67% da população “não conhece” o gestor de Goiás; em Minas Gerais, o número é de 66%; no Rio de Janeiro, é de 67%; na Bahia, é de 70%; no Paraná, é de 64%; no Rio Grande do Sul, é de 66%; em Pernambuco, é de 75%. Um dos especialistas ouvidos pela a reportagem supracitada, o cientista político Guilherme Carvalho, disse na ocasião que o Ronaldo Caiado “faz isso [lançar a pré-candidatura], pois já vem prometendo desde o ano passado, mas porque as pesquisas mostram que ele é um dos candidatos de direita menos conhecido.”   

A sondagem também apresenta um outro desafio para as eleições de 2026: a rejeição. O governador tem uma parcela significativa, nos sete estados citados, de pessoas que o “conhece e não votaria”. Em São Paulo, 25% da população o conhece e não votaria; em Minas Gerais, 24% da população; no Rio de Janeiro, 23%; na Bahia, 22%; no Paraná, 25%; no Rio Grande do Sul, 25%; em Pernambuco, 19%. Portanto, o resultado demonstra que em média mais de 20% da população rejeita o postulante goiano à vaga no Palácio do Alvorada.   

Leia mais: A estratégia de Caiado ao ser o primeiro pré-candidato à presidência

O aspecto que é motivo de festejo para a equipe de comunicação de Ronaldo Caiado é a sua grande aprovação no estado de Goiás. A pesquisa demonstra que 77% da população no estado “conhece e votaria” no gestor; 18%, “conhece e não votaria”; e apenas 5% “não conhece”. Um dos especialistas ouvidos pela equipe de reportagem do O Hoje, o Doutor em Ciências da Comunicação e especialista em Políticas Públicas, o professor Luiz Signates chega a ponderar, no entanto, que é uma relevância em um estado insignificante do ponto de vista nacional. “A antecipação de candidatura é uma atitude sempre arriscada. Mas Caiado sabe das fragilidades de uma postulação desse nível nascida em um Estado eleitoralmente pouco relevante, como Goiás”, explica.   

A pesquisa também mostra o percentual da população de cada estado, fora de Goiás, que o “conhece e votaria” no Caiado. O resultado aponta que em nenhum dos sete estados mais de 11% da população se enquadra nessa categoria. Em São Paulo, 8% da população; em Minas Gerais, 10% da população; na Bahia, 8% da população; no Paraná, 11% da população; no Rio Grande do Sul, 9% da população; e em Pernambuco, apenas 6% da população. Demonstrando que o gestor de Goiás tem uma parcela pequena de eleitores pelo Brasil.     

Lançamento da pré-campanha  

Em meio a rumores de uma possível desistência por parte dos opositores, o governador de Goiás marca a data de lançamento de sua pré-campanha à presidência do Brasil. O evento acontece dia quatro de abril, em uma sexta-feira, no Centro de Convenções de Salvador, Bahia. O pré-candidato começa a sua jornada com o obstáculo de cativar a direita nacional. Apesar disso, Caiado, tem demonstrado, em suas redes sociais e em pronunciamentos públicos, que não desistirá fácil. O mandatário tem se manifesta como oposição do atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e vem ganhando projeção nacional com o discurso voltado à segurança pública.    

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também