O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 22 de abril de 2025
Publicidade
Acusação

Diretor de Anora é acusado de plágio após vitória no Oscar

O filme acusado de plágio recebeu as estatuetas de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Roteiro Original e Melhor Montagem

Eduarda Leãopor Eduarda Leão em 8 de março de 2025
8E6E1989 B7A5 4D45 9159 09F7FDE726AD

O diretor Sean Baker, responsável pelo filme Anora, que venceu cinco categorias no Oscar 2025, foi acusado de plágio. A denúncia surgiu nas redes sociais e aponta que o longa teria sido baseado em uma produção de 2015.

A acusação foi feita pela atriz Emily Warfield, que afirmou que Anora teria sido inspirado no projeto The Skill Set, criado por Alana Massey. A produção, que abordava temas como “amizades, vinganças e trabalho sexual”, não foi concluída por falta de financiamento.

Emily relatou que participou do início do projeto e que até mesmo um piloto foi gravado para buscar investimentos. Segundo a atriz, em 2016, The Skill Set foi apresentado a Sean Baker para que ele desse conselhos sobre o desenvolvimento da produção.

“Baker roubou os personagens, o cenário, os temas e o tom de uma pequena produção feita por trabalhadoras do sexo da qual participei em 2015, e que foi compartilhada com ele em 2016 para pedir seu conselho”, declarou a atriz no Bluesky.

Ela também destacou que a personagem principal de Anora, interpretada por Mikey Madison, manteve o nome e características da protagonista do projeto original. “Não mudar o nome de Annie ou o visual da personagem principal é TÃO audacioso e desnecessário, ele só faria isso se pensasse que realmente somos nada”, criticou Emily.

“Bem, o filme acertou uma coisa: tente ferrar com uma vadia como eu e eu vou chutar e GRITAR”, declarou a escritora.

Emily também ironizou a influência do diretor no cenário cinematográfico: “Não vou ter medo do que pode acontecer só porque um twinkzinho da Geração X, de cabelo seboso, tem uma estatueta e dinheiro para advogados”.

Até o momento, nem Sean Baker nem membros da produção de Anora comentaram as acusações.

O filme levou para casa cinco prêmios no Oscar 2025 e foi o destaque da noite, com as estatuetas de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Roteiro Original e Melhor Montagem.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também