O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Quinta alta consecutiva

Copom deve elevar Selic mais uma vez

Taxa básica de juros pode subir 1 ponto percentual, chegando a 14,25% ao ano, em resposta ao aumento dos preços dos alimentos e da energia

Bruno Goulartpor Bruno Goulart em 19 de março de 2025
Copom deve elevar Selic mais uma vez
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central deve elevar a taxa básica de juros, a Selic, mais uma vez nesta quarta-feira (19/3), em meio a um cenário de pressões inflacionárias persistentes.

A expectativa do mercado, segundo o boletim Focus, é de um aumento de 1 ponto percentual, o que levaria a Selic de 13,25% para 14,25% ao ano. Esta seria a quinta alta consecutiva da taxa, refletindo os impactos do aumento dos preços dos alimentos e da energia, além das incertezas externas e dos efeitos do pacote fiscal do governo no final de 2024.

Na reunião de janeiro, o Copom já havia sinalizado a intenção de elevar a Selic em 1 ponto percentual em março, destacando o cenário adverso de inflação de curto prazo. O comitê alertou que a inflação deve permanecer acima da meta pelos próximos seis meses, com destaque para a alta nos preços dos alimentos. Projeções do mercado indicam que a inflação para 2025 pode chegar a 5,66%, ultrapassando o teto da meta contínua de 4,5%.

Leia mais: Governo Lula é pior que de Bolsonaro para 44% do eleitorado, diz pesquisa

A Selic é o principal instrumento do BC para controlar a inflação, influenciando as taxas de juros em toda a economia. Quando elevada, a taxa encarece o crédito e estimula a poupança, ajudando a frear a demanda e a conter os preços. No entanto, juros mais altos também podem dificultar a expansão econômica.

Com a nova meta contínua de inflação, em vigor desde março, o BC passa a perseguir uma meta de 3%, com tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos, ajustando-se mensalmente ao cenário econômico. A decisão do Copom será anunciada ao final desta quarta-feira.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também