O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 27 de março de 2025
julgamento virtual

STF tem maioria para cassar e condenar deputada federal Carla Zambelli

Os ministros que votaram pela condenação também se manifestaram pela perda do mandato em função da condenação criminal

Postado em 25 de março de 2025 por João Reynol
lula1097 12
Foto: Lula Marques/ABr

Após pedido de vista para derrubar plenário virtual de Carla Zambelli (PL-SP), pelo ministro do Supremo Nunes Marques, que foi indicado por Bolsonaro, o ministro da Suprema Corte, Dia Toffoli antecipou o voto a favor da cassassão e condenação da deputada federal por cinco anos de prisão em regime semiaberto pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo.

Com isso, o STF possui placar de seis a zero contra a parlamentar, com outros votos de Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Flávio Dino, Cristiano Zanin. Os ministros que votaram pela condenação também se manifestaram pela perda do mandato em função da condenação criminal.

Enquanto isso, a defesa de Zambelli afirma que o cliente não teve oportunidade de uma sustentação oral para a acusada. “Essa seria a melhor oportunidade de evidenciar que as premissas colocadas no voto proferido estão equivocadas. Esse direito do advogado não pode ser substituído por vídeo enviado — cuja certeza de visualização pelos julgadores inexiste. Mas, apesar desse cerceamento da defesa, foram ainda enviados e despachados memoriais com os ministros para motivá-los a ter vistas e examinar minuciosamente os autos.”

Com informações de Agência Brasil

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também