Maior abrigo público para animais de Goiás será inaugurado em Hidrolândia
Serão oferecidos serviços como castração e reabilitação para adoção

A Prefeitura de Hidrolândia irá inaugurar no próximo sábado, 29 de março, às 10h, o primeiro abrigo público para animais em situação de rua. O Centro de Acolhimento de Animais e Clínica Veterinária, localizado próximo à BR-153, ao lado do Polo Industrial, contará com uma estrutura moderna e ampla para acolher e tratar cães abandonados, oferecendo serviços como castração e reabilitação para adoção.
O projeto é considerado uma referência nacional e conta com profissionais capacitados para garantir o bem-estar dos animais. O abrigo possui 11 baias para fêmeas adultas, 13 para machos adultos e cinco para filhotes ou animais que necessitam de quarentena. Há ainda um canil geral, destinado a cães de fácil convivência, além de oito módulos descobertos que servirão como área de lazer.
A intenção da prefeitura é retirar os animais das ruas, proporcionar os cuidados necessários e prepará-los para adoção responsável. Os gatos também serão atendidos, especialmente para o serviço de castração.
Construído em uma área de propriedade do município, ao lado do futuro Polo Industrial, o canil era uma promessa de campanha do prefeito José Délio Júnior, que destacou a importância do projeto para a população, que há anos reivindicava uma solução para o problema dos animais de rua. “Este projeto é de grande importância para a população que há bastante tempo tem cobrado uma resposta das autoridades locais”, afirma o prefeito.
A obra foi realizada com recursos próprios e conta com uma estrutura completa, incluindo centro cirúrgico, equipamentos veterinários, medicamentos e uma ambulância exclusiva para atender o abrigo. Além disso, cães adotados provisoriamente por voluntários também poderão ser encaminhados para o espaço.
Com capacidade para abrigar até 280 animais, o abrigo conta com 28 baias, cada uma podendo acomodar de oito a dez cães, conforme o porte. Há ainda áreas específicas para filhotes e cães doentes que necessitam de isolamento temporário. Inicialmente, os esforços serão concentrados na castração de machos, por se tratar de um procedimento mais acessível.
Os tutores que desejarem inscrever seus pets na lista de espera para castração, quando o serviço for disponibilizado ao público, deverão apresentar comprovante de residência em Hidrolândia, título de eleitor da cidade e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) na sede do abrigo.