O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

Reciprocidade

Câmara deve votar retaliação ao tarifaço de Trump nesta semana

Projeto de Lei da Reciprocidade Comercial foi aprovada por unanimidade no Senado

Thiago Borgespor Thiago Borges em 2 de abril de 2025
Câmara deve votar retaliação ao tarifaço de Trump ainda nesta semana
Foto: Lula Marques/Agência Brasil

A Câmara dos Deputados deve votar ainda nesta semana o Projeto de Lei (PL nº 2.088/2023) de Reciprocidade Comercial, que autoriza o governo federal a adotar medidas comerciais contra países e blocos que dificultarem a entrada de produtos brasileiros. O texto é visto como uma retaliação ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que anunciou a imposição de “tarifas recíprocas” contra parceiros comerciais.

O anúncio do tarifaço de Trump está previsto para esta quarta-feira. A matéria do projeto foi aprovada na última terça-feira (1) na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e no plenário do Senado Federal, por unanimidade.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), informou que trabalhará junto aos líderes partidários para pautar o tema ainda esta semana.  “Como esse é um tema excepcional, e nós temos uma data já precificada de uma possível movimentação dos Estados Unidos com relação aos produtos brasileiros, nós já estamos conversando com o Colégio de Líderes, para que, se possível, excepcionalmente, possamos trazer a matéria ao plenário ainda esta semana”, anunciou o presidente da Casa.

Leia mais: Major Vitor Hugo apresenta projeto para aumentar a transparência das emendas

Segundo Motta, o tema precisa superar as diferenças políticas entre os parlamentares da Casa. “Nas horas mais importantes não existe um Brasil de esquerda ou um Brasil de direita. Existe apenas o povo brasileiro. E nós, representantes do povo, temos de ter a capacidade de defender o povo acima de nossas diferenças”, disse o presidente da Câmara.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também