Acusado de participação no 8 de Janeiro é preso durante manifestação na Paulista
Fabio Beltrão Soldani foi detido em ato que pedia anistia para envolvidos nos eventos de 8 de janeiro
Fabio Beltrão Soldani, analista de sistemas de 58 anos, considerado foragido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2023, foi preso em 16 de março durante uma manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, que solicitava anistia para os participantes dos atos de 8 de janeiro de 2023. A detenção ocorreu após policiais militares identificarem um mandado de prisão em aberto contra ele.
Leia também: Ministro diz que maioria do UB quer reeleição de Lula
Soldani já havia sido detido em 9 de janeiro de 2022 no acampamento em frente ao Quartel General do Exército, permanecendo 11 dias no Complexo da Papuda antes de ser liberado com uso de tornozeleira eletrônica. Em 2023, o ministro Alexandre de Moraes revogou sua liberdade provisória por descumprimento das medidas cautelares impostas.
Durante audiência de custódia, Soldani afirmou estar “morando na rua” e que compareceu à manifestação para “pedir ajuda”. Ele relatou ter se mudado para Brasília em dezembro de 2022 em busca de trabalho, após residir por 15 anos no Rio Grande do Norte, onde atuava como recepcionista em hotéis e resorts.