O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 17 de abril de 2025
Tecnoshow COMIGO 2025

Inovação e sustentabilidade marcam a Tecnoshow COMIGO 2025

O evento reúne autoridades, empresários e produtores para uma semana voltada à tecnologia, ao conhecimento e aos novos investimentos no campo

Micael Silvapor Micael Silva em 8 de abril de 2025
A abertura oficial marca o início de uma semana intensa, dedicada à inovação, ao conhecimento e às oportunidades no agronegócio nacional Foto: Divulgação
A abertura oficial marca o início de uma semana intensa, dedicada à inovação, ao conhecimento e às oportunidades no agronegócio nacional Foto: Divulgação

A Tecnoshow COMIGO 2025, um dos principais eventos do agronegócio brasileiro, teve sua cerimônia de abertura oficial nesta segunda-feira, 7 de abril,  no Centro Tecnológico COMIGO (CTC), em Rio Verde (GO). A feira segue até o dia 11 de abril, funcionando diariamente das 8h às 18h, com entrada e estacionamento gratuitos para o público.

A solenidade de abertura reuniu autoridades de peso, como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo de Paula Rezende, e o prefeito de Rio Verde, Wellington Carrijo. Também estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Idelson Mendes, lideranças políticas, representantes do setor agropecuário, sindicatos e empresários.

A diretoria da COMIGO marcou presença, com destaque para o presidente do Conselho de Administração, Antonio Chavaglia; o presidente-executivo, Dourivan Cruvinel; e o diretor de Insumos e coordenador geral da feira, Claudio Teoro. 

A abertura oficial marca o início de uma semana intensa, dedicada à inovação, ao conhecimento e às oportunidades no agronegócio nacional. Um dos destaques do evento é o lançamento da ferramenta Dris COMIGO, plataforma voltada à recomendação de adubação foliar na soja, desenvolvida pela pesquisadora Amanda Magalhães Bueno. “Ela foi personalizada para a realidade dos produtores da COMIGO, considerando os cultivares e características regionais”, explicou o coordenador de Palestras, Eduardo Hara.

Na área de pecuária, o foco será uma pesquisa sobre o uso de bactérias promotoras de crescimento em pastagens, que contribuem para o desenvolvimento das plantas forrageiras. O trabalho é assinado pelo pesquisador Hemython Luis Bandeira do Nascimento, em parceria com a Embrapa. “Também temos estudos sobre o controle de plantas daninhas e doenças nas culturas de soja e milho”, completa Hara.

Entre as inovações anunciadas, destaca-se o acordo firmado entre uma empresa indiana e o governo de Goiás para a instalação de uma usina de biometano no estado. O projeto, que visa abastecer cerca de 500 ônibus do transporte público da região metropolitana de Goiânia, representa um avanço na busca por soluções sustentáveis. “O protagonismo de Goiás em energias renováveis foi decisivo para o investimento”, afirmou Pablo Ferreira, representante da RAJ no Brasil e América do Sul, em uma entrevista exclusiva ao jornal O Hoje.

A iniciativa representa um importante avanço na busca por soluções sustentáveis para a mobilidade urbana, reforçando o papel de Goiás como referência em inovação energética e redução de emissões de poluentes.

Durante a abertura da 21ª edição da Tecnoshow Comigo, o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, ressaltou o compromisso da gestão estadual com o planejamento estratégico de longo prazo. 

“Ao planejar o futuro de Goiás para a próxima década, o Governo do Estado garante a execução eficiente de projetos que irão impactar, ao longo dos próximos anos, a economia e a qualidade de vida da população goiana”, afirmou, em discurso para empresários, lideranças do agronegócio e representantes da sociedade civil organizada.

Vilela destacou que os esforços do governo não se limitam aos três últimos anos de mandato do governador Ronaldo Caiado, mas sim a uma política de estado com foco no desenvolvimento sustentável e contínuo. “Planejamos com foco nos próximos dez anos, no mínimo. E levamos em conta todos os tipos de investimentos que Goiás precisa. Isso é política de estado”, reforçou, citando a participação de entidades como a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) nesse processo.

Governo de Goiás anuncia investimento de R$ 158 milhões em infraestrutura 

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), oficializou um protocolo de intenções com a Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste (Comigo) para a realização de um amplo pacote de obras de infraestrutura viária em Rio Verde. O investimento de R$ 158 milhões será viabilizado por meio do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra) e tem como objetivo melhorar as condições de transporte e facilitar o escoamento da produção agrícola no estado.

A assinatura do protocolo foi um dos momentos marcantes da abertura da 22ª edição da Tecnoshow Comigo, evento que se consolida como uma das principais vitrines do agronegócio nacional. Durante entrevista coletiva no Centro Tecnológico Comigo, Caiado destacou o papel estratégico da feira e o compromisso do governo com o setor produtivo. “O que os produtores rurais pedem é exatamente isso: um governo amistoso, que atenda ao sentimento do setor produtivo primário”, afirmou.

O governador também ressaltou os avanços na segurança pública, principalmente nas áreas rurais, onde o tema é uma das principais preocupações dos produtores. “Segurança pública é um dos vetores mais importantes hoje na vida dos brasileiros. Em Goiás, temos a tranquilidade que outros estados não conseguem garantir”, declarou. E completou com uma frase que marcou a coletiva: “Aqui não tem abril vermelho, aqui só tem abril verde e amarelo.”

Segundo ele, a garantia de segurança no campo tem sido fundamental para fortalecer o agronegócio, combatendo crimes como o roubo de maquinário e defensivos agrícolas, comuns em outras regiões do país.

A importância da Tecnoshow para o agronegócio goiano e nacional também foi destaque nas falas de Caiado. Para ele, a feira é um reflexo da força da região. “A Tecnoshow hoje representa o que Rio Verde se tornou: uma referência nacional no setor. Quem no Brasil não conhece Rio Verde e sua importância para a agricultura?”, afirmou.

Segundo o governador, o evento também cumpre papel educativo e de fomento à inovação. “A Tecnoshow é uma escola que forma profissionais e leva conhecimento aos quatro cantos de Goiás, multiplicando a agricultura moderna desenvolvida no Sudoeste goiano”, afirmou

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também