O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Ministro das Comunicações

Juscelino Filho deve pedir demissão após denúncia da PGR por desvios na Codevasf

Decisão ocorre após denúncia por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa; União Brasil já articula substituto

Bruno Goulartpor Bruno Goulart em 8 de abril de 2025
Juscelino Filho deve pedir demissão após denúncia da PGR por desvios na Codevasf
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, decidiu pedir demissão do cargo após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por envolvimento em um suposto esquema de desvio de emendas parlamentares na Codevasf.

Fontes da CNN confirmaram a informação nesta terça-feira (8/4). O caso, que tramita no STF sob relatoria do ministro Flávio Dino, inclui crimes como corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

A saída de Juscelino já era esperada desde o ano passado, quando o presidente Lula afirmou que o ministro seria removido se o processo avançasse.

Leia mais: Federação entre PP e União Brasil ameaça estratégia de Lula para 2026

Caso a demissão seja concretizada, o Ministério das Comunicações deve permanecer sob controle do União Brasil, com o deputado Pedro Lucas Fernandes (MA) cotado para assumir a pasta. A denúncia da PGR será analisada pela Primeira Turma do STF, após prazo para defesa e manifestação do órgão.

A defesa de Juscelino criticou a denúncia, classificando-a como parte de uma “maratona de factoides” e alertando para um suposto “punitivismo” no Ministério Público. Os advogados afirmaram que o caso será oportunidade para encerrar as acusações no STF.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também