O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 14 de dezembro de 2025
Ministro das Comunicações

Juscelino Filho deve pedir demissão após denúncia da PGR por desvios na Codevasf

Decisão ocorre após denúncia por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa; União Brasil já articula substituto

Bruno Goulartpor Bruno Goulart em 8 de abril de 2025
Juscelino Filho deve pedir demissão após denúncia da PGR por desvios na Codevasf
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, decidiu pedir demissão do cargo após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por envolvimento em um suposto esquema de desvio de emendas parlamentares na Codevasf.

Fontes da CNN confirmaram a informação nesta terça-feira (8/4). O caso, que tramita no STF sob relatoria do ministro Flávio Dino, inclui crimes como corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

A saída de Juscelino já era esperada desde o ano passado, quando o presidente Lula afirmou que o ministro seria removido se o processo avançasse.

Leia mais: Federação entre PP e União Brasil ameaça estratégia de Lula para 2026

Caso a demissão seja concretizada, o Ministério das Comunicações deve permanecer sob controle do União Brasil, com o deputado Pedro Lucas Fernandes (MA) cotado para assumir a pasta. A denúncia da PGR será analisada pela Primeira Turma do STF, após prazo para defesa e manifestação do órgão.

A defesa de Juscelino criticou a denúncia, classificando-a como parte de uma “maratona de factoides” e alertando para um suposto “punitivismo” no Ministério Público. Os advogados afirmaram que o caso será oportunidade para encerrar as acusações no STF.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também