Feira reúne criatividade, ancestralidade e resistência em Goiânia
3ª edição da FeirArte promove negócios comunitários e comemora a cultura negra e periférica no CRJ Goiás, neste sábado (12)

O Centro de Referência da Juventude (CRJ), em Goiânia, recebe neste sábado (12), das 14h às 22h, da 3ª edição da FeirArte – Feira de Economia Criativa da Comunidade Negra, Povos Tradicionais e Periféricos. O evento, gratuito e aberto ao público, reforça o compromisso com o fomento ao empreendedorismo local, valorização de saberes ancestrais e fortalecimento da economia comunitária.
A feira tem se consolidado como um espaço de inovação e resistência, promovendo mensalmente conexões entre empreendedores negros, periféricos e de territórios tradicionais. Além de produtos e serviços variados, a programação inclui expressões culturais como o Encontro da Comunidade FLASHBACK, com discotecagem, arte e musicalidade. O objetivo é proporcionar visibilidade a narrativas historicamente marginalizadas e fortalecer vÃnculos sociais.
Nesta edição, os participantes contarão com atendimento gratuito de consultores do SEBRAE/GO e da Secretaria da Retomada, que estarão presentes com estandes voltados ao suporte técnico para pequenos negócios. A presença dessas instituições reforça o caráter de polÃtica pública e apoio institucional à iniciativa, que pretende se tornar referência em economia criativa no estado de Goiás.
A FeirArte é resultado da parceria entre a produtora quilombola Thays Garcezfh e a entidade CENEG-Goiás, com apoio do Governo de Goiás, Secult, Prefeitura de Goiânia, Fórum Frente-Afro, SEBRAE/GO e universidades locais. Estudantes universitários que participarem da feira receberão certificado de 10 horas extracurriculares, reconhecendo o evento também como espaço formativo e de cidadania.
Com entrada franca, a feira busca reunir diferentes gerações e linguagens culturais em um mesmo espaço. Além de movimentar a economia de base comunitária, a FeirArte reafirma a potência criativa dos territórios negros e periféricos, propondo novos olhares sobre consumo, identidade e pertencimento.