O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 25 de abril de 2025
Publicidade
Luluzinha

Mulheres em foco: Cineclube exibe filmes dirigidos por elas e promove debates em Goiânia

Programação de abril do Cineclube da Luluzinha reforça protagonismo feminino no audiovisual e oferece sessões gratuitas na Vila Cultural Cora Coralina

Luana Avelarpor Luana Avelar em 11 de abril de 2025
Ate Amanha

A força feminina no audiovisual ganha ainda mais visibilidade com a nova temporada do Cineclube da Luluzinha, que realiza encontros quinzenais na Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia. A próxima sessão acontece nesta segunda-feira (14), às 19h, com exibição dos curtas “Fidéle”, “Até Amanhã” e “10 Segundos”, seguida de um bate-papo com a diretora Patrícia Silva e a diretora de fotografia Carol Verri. A entrada é gratuita.

O projeto, que teve início em 2024, chega à sua segunda edição com a proposta de valorizar o cinema feito por mulheres, especialmente em Goiás. Neste ano, o Cineclube prevê 12 encontros até o fim de 2025, sempre às segundas-feiras, no mesmo horário. Além de exibir produções dirigidas por mulheres, o espaço também promove diálogos com profissionais convidadas, fortalecendo a presença feminina por trás das câmeras.

Entre os filmes selecionados para a primeira sessão de abril está “Fidéle”, documentário que retrata a trajetória da escritora goiana Rita Araújo, de 92 anos, abordando envelhecimento, sexualidade e preconceito. Já “Até Amanhã” mergulha numa narrativa de ficção com elementos de loop temporal e revelações surpreendentes, enquanto “10 Segundos” traz uma viagem no tempo protagonizada por dois amigos em busca de redenção.

No dia 28 de abril, será a vez do documentário “Miss Transmission”, da diretora e ativista Ariel Luz, que estará presente para conversar com o público sobre o processo criativo da obra. O filme aborda temas como diversidade e inclusão a partir de uma perspectiva comprometida com os direitos humanos e a representatividade LGBTI+.

O Cineclube da Luluzinha é viabilizado com recursos da Política Nacional de Apoio à Cultura Aldir Blanc (Pnab), operacionalizada em Goiás pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A iniciativa reafirma a importância de criar espaços acessíveis e críticos para o fomento do audiovisual feminino, fortalecendo as produções locais e abrindo caminhos para novas narrativas.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também